{"id":171933,"date":"2021-07-14T15:51:30","date_gmt":"2021-07-14T18:51:30","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=171933"},"modified":"2021-07-14T15:51:33","modified_gmt":"2021-07-14T18:51:33","slug":"ue-quer-proibir-carros-movidos-a-combustivel-fossil-ate-2035","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2021\/07\/14\/171933-ue-quer-proibir-carros-movidos-a-combustivel-fossil-ate-2035.html","title":{"rendered":"UE quer proibir carros movidos a combust\u00edvel f\u00f3ssil at\u00e9 2035"},"content":{"rendered":"\n
\"\"<\/a>
UE tamb\u00e9m prop\u00f5e legisla\u00e7\u00e3o que exigiria que pa\u00edses instalassem at\u00e9 2025 postos de recarga ao longo de estradas principais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Uni\u00e3o Europeia<\/a> prop\u00f4s nesta quarta-feira (14\/07) a proibi\u00e7\u00e3o da venda de novos carros<\/a> movidos a gasolina e a diesel a partir de 2035. A ideia faz parte de um ambicioso pacote clim\u00e1tico que visa acelerar a transi\u00e7\u00e3o para meios de transporte el\u00e9tricos de emiss\u00e3o zero, os chamados ve\u00edculos zero emiss\u00f5es (VZE).<\/p>\n\n\n\n

A Comiss\u00e3o Europeia, \u00f3rg\u00e3o executivo da UE, prop\u00f4s um corte de 55% nas emiss\u00f5es de CO2 dos carros at\u00e9 2030 em rela\u00e7\u00e3o aos n\u00edveis de 2021 \u2013 meta bem mais arrojada do que a atual, que visa uma redu\u00e7\u00e3o de 37,5% em emiss\u00f5es at\u00e9 2030.<\/p>\n\n\n\n

A Comiss\u00e3o tamb\u00e9m sugere um corte de 100% nas emiss\u00f5es\u00a0de CO2 at\u00e9 2035, o que tornaria imposs\u00edvel a venda de novos ve\u00edculos movidos a combust\u00edvel f\u00f3ssil<\/a> no bloco de 27 pa\u00edses.<\/p>\n\n\n\n

A fim de impulsionar as vendas de VZEs, Bruxelas tamb\u00e9m prop\u00f5e uma legisla\u00e7\u00e3o que exigiria que os pa\u00edses instalassem at\u00e9 2025 postos de recarga ao longo das estradas principais, a uma dist\u00e2ncia m\u00e1xima de 60 quil\u00f4metros entre eles.<\/p>\n\n\n\n

“Fim da era dos combust\u00edveis f\u00f3sseis”<\/h2>\n\n\n\n

Na apresenta\u00e7\u00e3o da proposta legislativa, a presidente da Comiss\u00e3o Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a economia europeia baseada em combust\u00edveis f\u00f3sseis “chegou ao fim”.<\/p>\n\n\n\n

Segundo Von der Leyen, “a emiss\u00e3o de CO2 deve ter um pre\u00e7o” que funcione como incentivo para transitar para tecnologias menos poluentes. Ela ressaltou que o pacote “combina a redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es com medidas para preservar a natureza e colocar os empregos e o equil\u00edbrio social no cora\u00e7\u00e3o desta transforma\u00e7\u00e3o”.<\/p>\n\n\n\n

Todas as propostas da Comiss\u00e3o ter\u00e3o de ser negociadas e aprovadas pelos Estados-membros da UE e pelo Parlamento Europeu, processo que pode demorar cerca de dois anos.<\/p>\n\n\n\n

Batizado de “Fit For 55” (em forma para 55), o pacote clim\u00e1tico conta com 13 sugest\u00f5es que abrangem n\u00e3o s\u00f3 ve\u00edculos el\u00e9tricos, mas tamb\u00e9m aspectos fiscais do ramo energ\u00e9tico, passando pelo mercado de emiss\u00f5es de CO2 e o desenvolvimento de biocombust\u00edveis sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

O nome do documento \u00e9 uma refer\u00eancia ao compromisso da UE de\u00a0reduzir at\u00e9\u00a02030 suas emiss\u00f5es de CO2 em ao menos 55%\u00a0em rela\u00e7\u00e3o a 1990, como passo intermedi\u00e1rio para alcan\u00e7ar a neutralidade clim\u00e1tica em 2050.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Deutsche Welle<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Uni\u00e3o Europeia prop\u00f4s nesta quarta-feira (14\/07) a proibi\u00e7\u00e3o da venda de novos carros movidos a gasolina e a diesel a partir de 2035. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":171934,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[4916,287,602],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/171933"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=171933"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/171933\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":171935,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/171933\/revisions\/171935"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/171934"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=171933"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=171933"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=171933"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}