{"id":173540,"date":"2021-09-13T17:11:51","date_gmt":"2021-09-13T20:11:51","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=173540"},"modified":"2021-09-13T17:11:53","modified_gmt":"2021-09-13T20:11:53","slug":"chega-ao-fim-o-uso-da-gasolina-com-chumbo","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2021\/09\/13\/173540-chega-ao-fim-o-uso-da-gasolina-com-chumbo.html","title":{"rendered":"Chega ao fim o uso da gasolina com chumbo"},"content":{"rendered":"\n
\"\"<\/a>
A Arg\u00e9lia juntou-se ao resto do mundo e passou a proibir a venda de gasolina com chumbo.
FOTO DE\u00a0OLIVER SOULAS, LAIF\/REDUX<\/strong><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O combust\u00edvel, que ainda utilizava chumbo na f\u00f3rmula, finalmente foi extinto dos postos de gasolina. O \u00faltimo pa\u00eds do mundo a vend\u00ea-lo: a Arg\u00e9lia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 um dia importante\u201d, declarou Jane Akumu, respons\u00e1vel pelo programa de mobilidade sustent\u00e1vel na \u00c1frica, coordenado pelo Programa das Na\u00e7\u00f5es Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).<\/p>\n\n\n\n

Akumu faz parte de um grupo de especialistas internacionais em transporte e sa\u00fade infantil que, h\u00e1 d\u00e9cadas, se dedicam \u00e0 quest\u00e3o da presen\u00e7a de chumbo em combust\u00edveis e tintas.<\/p>\n\n\n\n

Nos \u00faltimos 19 anos, os esfor\u00e7os para erradicar o combust\u00edvel com chumbo em cada pa\u00eds foram conduzidos pela\u00a0Parceria para combust\u00edveis e ve\u00edculos n\u00e3o poluentes, formada por 73 grupos industriais, governos, ONGs e outros, sob a \u00e9gide do Pnuma. No entanto, se h\u00e1 mais de um s\u00e9culo o chumbo \u00e9 considerado um perigo para a sa\u00fade, por que essa mudan\u00e7a demorou tanto para acontecer?<\/p>\n\n\n\n

Empresas come\u00e7aram a criar aditivos com chumbo em 1921, para consertar batidas ou zunidos que poderiam danificar os motores e desperdi\u00e7ar gasolina. Produtos com chumbo foram bastante promovidos e se tornaram populares, embora houvesse alternativas mais limpas \u2014 \u00e0 base de \u00e1lcool, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

O chumbo que entrava nos tanques de gasolina no mundo inteiro \u2014 cerca de um grama por litro \u2014 sa\u00eda pelo escapamento dos ve\u00edculos em forma de part\u00edculas que permaneciam no ar antes de atingir as superf\u00edcies. A gasolina envolveu o mundo em uma camada de chumbo.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio da d\u00e9cada de 1970, pesquisadores tinham tanta certeza dos efeitos do chumbo na sa\u00fade que apresentaram suas pesquisas para a rec\u00e9m-criada Ag\u00eancia de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental dos Estados Unidos. O Jap\u00e3o foi o primeiro pa\u00eds a banir a gasolina com chumbo, em 1980. Foi seguido pela \u00c1ustria, Canad\u00e1, Eslov\u00e1quia, Dinamarca e Su\u00e9cia. Nos Estados Unidos e na Alemanha, a \u00faltima etapa de elimina\u00e7\u00e3o do combust\u00edvel com chumbo ocorreu em 1996, h\u00e1 um quarto de s\u00e9culo.<\/p>\n\n\n\n

O ac\u00famulo de evid\u00eancias cient\u00edficas sobre efeitos adversos para a sa\u00fade<\/h3>\n\n\n\n

Evid\u00eancias dos danos causados pelo chumbo aumentaram ap\u00f3s as proibi\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

O chumbo afeta quase todos os dom\u00ednios fisiol\u00f3gicos do corpo humano, explica\u00a0Amit Bhattacharya, professor de sa\u00fade ambiental na Universidade de Cincinnati. \u201cEle pode destruir os sistemas motor, cognitivo, hep\u00e1tico, renal, visual, tudo que voc\u00ea imaginar.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Mary Jean Brown, membro do corpo docente da Faculdade de Sa\u00fade P\u00fablica Chan, da Universidade de Harvard, descreveu o ato da leitura e a crescente compreens\u00e3o sobre como o chumbo pode prejudicar esta a\u00e7\u00e3o. \u201cH\u00e1 v\u00e1rias \u00e1reas que trabalham em conjunto durante uma tentativa de leitura. \u00c9 necess\u00e1rio enxergar uma letra, que \u00e9 um s\u00edmbolo, junt\u00e1-la com outros s\u00edmbolos, conect\u00e1-la a uma pron\u00fancia, relacion\u00e1-la a um objeto ou uma atividade.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Crian\u00e7as que foram expostas ao chumbo t\u00eam dificuldades para realizar esses processos, que podem totalizar at\u00e9 10 pontos de QI.<\/p>\n\n\n\n

\u201cPara mim, sempre esteve relacionado com a concentra\u00e7\u00e3o\u201d, contou Tony, um rapaz de 22 anos\u00a0entrevistado no programa de r\u00e1dio nacional\u00a0Living on Earth, em 2003. \u201cA escola foi dif\u00edcil. Do primeiro at\u00e9 o 11\u00b0 ano.\u201d Tony foi um dos 300 moradores de Cincinnati que participaram do estudo mais longo do mundo sobre pessoas que foram expostas ao chumbo ainda no \u00fatero.<\/p>\n\n\n\n

Menos conhecidos do que os efeitos do chumbo na aprendizagem s\u00e3o as maneiras com que ele afeta o equil\u00edbrio em crian\u00e7as e adultos. Este tem sido o foco do trabalho de Bhattacharya. Ele e sua equipe\u00a0encontraram uma maneira\u00a0de detectar defici\u00eancias induzidas pelo chumbo atrav\u00e9s de um teste r\u00e1pido e n\u00e3o invasivo, que pode ser realizado a partir dos cinco anos de idade. Alguns problemas relacionados ao equil\u00edbrio e movimento podem ter tratamento, se rapidamente diagnosticados. Outra pesquisadora,\u00a0Kim Cecil,\u00a0esclareceu\u00a0uma poss\u00edvel causa, lembrou Bhattacharya.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs neur\u00f4nios respons\u00e1veis pelo equil\u00edbrio n\u00e3o estavam presentes nos c\u00e9rebros deles. Tinham desaparecido. O chumbo os havia eliminado\u201d, contou Bhattacharya. Ele explicou que o chumbo consegue passar atrav\u00e9s da barreira hematoencef\u00e1lica, ou seja, pode atingir qualquer \u00e1rea.<\/p>\n\n\n\n

Quanto mais os pesquisadores analisavam, mais eles constatavam a magnitude do alcance do chumbo. Atualmente, Bhattacharya tem descoberto ind\u00edcios de fragilidade \u00f3ssea precoce em mulheres associada \u00e0 exposi\u00e7\u00e3o ao chumbo. \u201cOs par\u00e2metros de fragilidade aos 30 anos s\u00e3o piores do que algu\u00e9m com 47 anos\u201d, ele concluiu.<\/p>\n\n\n\n

Pesquisas realizadas nos \u00faltimos 20 anos indicam que n\u00e3o existe um n\u00edvel seguro de chumbo no sangue de crian\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

A press\u00e3o internacional para elimina\u00e7\u00e3o do combust\u00edvel com chumbo<\/h3>\n\n\n\n

No in\u00edcio da d\u00e9cada de 2000, 25 pa\u00edses da \u00c1frica subsaariana aderiram \u00e0\u00a0Declara\u00e7\u00e3o de Dacar, elaborada pela ONU, para eliminar a gasolina com chumbo. O Pnuma foi respons\u00e1vel por organizar e iniciar os trabalhos.<\/p>\n\n\n\n

Luc Gnacadja, ex-ministro do Meio Ambiente do Benin, s\u00f3 precisava de uma explica\u00e7\u00e3o sobre os efeitos do chumbo na sa\u00fade para come\u00e7ar a agir. \u201cO custo de n\u00e3o fazer nada comparado ao benef\u00edcio da a\u00e7\u00e3o, sabendo que a gasolina custava 1,2% do nosso PIB (em termos de potencial de ganho perdido), auxiliou muito na nossa tomada de decis\u00e3o\u201d, ele disse. O ministro logo proibiu a gasolina com chumbo no Benin.<\/p>\n\n\n\n

Mas 117 pa\u00edses ainda a permitiam. O progresso foi r\u00e1pido no in\u00edcio, disse Rob de Jong, diretor da unidade de mobilidade sustent\u00e1vel do Pnuma. \u201cEm 10 anos, quase todos os pa\u00edses j\u00e1 tinham proibido. Sobraram 10 pa\u00edses, que levamos mais 10 anos\u201d para persuadir, ele contou.<\/p>\n\n\n\n

A equipe do Pnuma tamb\u00e9m teve que lidar com desinforma\u00e7\u00f5es. Em alguns casos, foi simplesmente a falta de conhecimento sobre produtos sem chumbo. Por\u00e9m, havia rumores de que os carros mais velhos, muitas vezes usados, s\u00f3 funcionariam apropriadamente se abastecidos com gasolina com chumbo. \u201cMuitos mitos foram criados\u201d, disse Inger Anderson, diretora executiva do Pnuma, embora ela n\u00e3o tenha mencionado quem os criou.<\/p>\n\n\n\n

Em 2010, a Innospec Ltd., maior fabricante de aditivos \u00e0 base de chumbo para gasolina \u2014 e, na \u00e9poca, considerada a \u00faltima ind\u00fastria ainda em opera\u00e7\u00e3o \u2014\u00a0declarou-se culpada no tribunal do Reino Unido\u00a0por subornar o governo indon\u00e9sio e diretores de refinarias em um esfor\u00e7o para que comprassem o aditivo. A ideia era que, se tivessem o produto estocado, as refinarias incentivariam a demanda dos consumidores por combust\u00edvel com chumbo, explicou de Jong. A Innospec foi multada em US$ 12,7 milh\u00f5es. Em 2015, um ex-diretor da Pertamina, refinaria estatal indon\u00e9sia, foi considerado culpado de receber subornos de um intermedi\u00e1rio agindo em nome da Innospec Ltd.<\/p>\n\n\n\n

Esse n\u00e3o foi o \u00fanico caso de press\u00e3o na ind\u00fastria do chumbo. No document\u00e1rio Living on Earth (Vivendo na Terra, em tradu\u00e7\u00e3o livre), lan\u00e7ado em 2003, Don Ryan, na \u00e9poca Diretor Executivo da Alliance for Healthy Homes, disse que \u201cao longo da hist\u00f3ria, a ind\u00fastria do chumbo desafiou as evid\u00eancias cient\u00edficas, ridicularizou a realidade dos efeitos mais leves do chumbo na sa\u00fade e, basicamente, alegou que os cientistas estavam exagerando\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Mas, Akumu, de Jong e os demais membros da parceria avan\u00e7aram em suas pesquisas.<\/p>\n\n\n\n

E uma distin\u00e7\u00e3o logo ficou clara. Pa\u00edses que possu\u00edam refinarias apresentavam diferen\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o aos pa\u00edses que importavam toda a gasolina refinada.<\/p>\n\n\n\n

O Qu\u00eania, por exemplo, um dos maiores pa\u00edses da \u00c1frica, era um refinador. \u201cEnt\u00e3o, em vez de ir at\u00e9 o Qu\u00eania e dizer: \u2018Voc\u00eas precisam investir em refinaria\u2019, fomos para pa\u00edses vizinhos como Ruanda, Burundi, Uganda e Tanz\u00e2nia e dissemos: \u2018Voc\u00eas t\u00eam condi\u00e7\u00f5es de adquirir produtos sem chumbo. \u00c9 muito mais saud\u00e1vel\u2019\u201d, relatou de Jong. Estes pa\u00edses exigiram que o Qu\u00eania fornecesse combust\u00edvel sem chumbo, ou iriam adquiri-lo em outro lugar.<\/p>\n\n\n\n

A equipe tamb\u00e9m utilizou press\u00e3o de grupo, contou de Jong. Eles utilizaram mapas para mostrar quais pa\u00edses tinham eliminado o uso de chumbo. \u201cOs ministros perguntavam: \u2018por que nosso pa\u00eds ainda est\u00e1 em vermelho neste mapa? Todos \u00e0 nossa volta est\u00e3o em azul.\u2019\u201d<\/p>\n\n\n\n

Akumu tamb\u00e9m descobriu a import\u00e2ncia do treinamento de frentistas. \u201cEles se tornaram nossos embaixadores\u201d, ela contou, j\u00e1 que explicavam para os clientes que o combust\u00edvel sem chumbo n\u00e3o danificaria os carros e era melhor para eles.<\/p>\n\n\n\n

A parceria tamb\u00e9m apoiou a realiza\u00e7\u00e3o de exames de sangue na popula\u00e7\u00e3o de pa\u00edses como Hungria, S\u00e9rvia, Gana e Qu\u00eania. Elas demonstraram a rapidez com que os n\u00edveis de chumbo no sangue caem quando ele \u00e9 removido do combust\u00edvel. Foram realizados testes no ar ambiente. E os resultados foram utilizados como ferramentas de persuas\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Os dados eram totalmente claros. Os n\u00edveis de chumbo no sangue das pessoas ca\u00edram quando ele foi removido do combust\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEm 1986, o n\u00edvel m\u00e9dio de chumbo no sangue das crian\u00e7as nos Estados Unidos era em torno de oito. Agora \u00e9 0,9 (micrograma por decilitro)\u201d, disse Brown, que est\u00e1 perto de completar 40 anos de trabalho em quest\u00f5es relacionadas ao chumbo.<\/p>\n\n\n\n

Em 2016, apenas a Arg\u00e9lia, o I\u00eamen e o Iraque ainda estavam resistentes.<\/p>\n\n\n\n

Finalmente, a refinaria argelina esgotou o estoque de chumbo no m\u00eas passado. O Pnuma estima que esse feito evitar\u00e1 1,2 milh\u00e3o de mortes prematuras; a diminui\u00e7\u00e3o dos custos de sa\u00fade e recupera\u00e7\u00e3o de potencial humano pode significar o equivalente a US$ 2,4 trilh\u00f5es por ano.<\/p>\n\n\n\n

Para Akumu, ainda h\u00e1 desafios pela frente. O pr\u00f3ximo \u00e9 a elimina\u00e7\u00e3o do enxofre no diesel, cujas part\u00edculas podem causar c\u00e2ncer de pulm\u00e3o e representam um enorme risco global.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: National Geographic Brasil<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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