{"id":176185,"date":"2022-01-31T17:23:52","date_gmt":"2022-01-31T20:23:52","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=176185"},"modified":"2022-01-31T17:23:54","modified_gmt":"2022-01-31T20:23:54","slug":"devemos-comprar-creditos-de-carbono-para-compensar-viagens-aereas","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2022\/01\/31\/176185-devemos-comprar-creditos-de-carbono-para-compensar-viagens-aereas.html","title":{"rendered":"Devemos comprar cr\u00e9ditos de carbono para compensar viagens a\u00e9reas?"},"content":{"rendered":"\n
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Os viajantes est\u00e3o procurando maneiras de reduzir sua pegada de carbono. Uma nova pesquisa mostra que muitos americanos estariam dispostos a desembolsar dinheiro extra ao voar para ajudar a proteger o meio ambiente.
FOTO DE\u00a0TRAVELPIX LTD, GETTY IMAGES<\/strong><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Os seres humanos lan\u00e7am mais de 44 bilh\u00f5es de toneladas de CO2 na atmosfera todos os anos. O turismo contribui com at\u00e9 \u00a011%\u00a0dessas emiss\u00f5es, com os voos representando a maior parte, de acordo com um \u00a0estudo\u00a0de 2018\u00a0publicado na\u00a0Nature Climate Change<\/em>. Isso levou a um acerto de contas para muitos viajantes, que est\u00e3o repensando como e por que viajam de avi\u00e3o \u2013 e buscando maneiras de reduzir sua pegada de carbono quando voam.<\/p>\n\n\n\n

Uma solu\u00e7\u00e3o? A compra de cr\u00e9ditos de carbono \u2013 um investimento em um projeto ou a\u00e7\u00e3o, como plantar \u00e1rvores ou construir pain\u00e9is solares, para eliminar as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa. Companhias a\u00e9reas como Delta, United e British Airways t\u00eam\u00a0op\u00e7\u00f5es de pagar uma pequena sobretaxa\u00a0(em um caso a taxa era de R$ 70) para compensar as emiss\u00f5es de carbono da passagem. No entanto, essa abordagem baseada no mercado para reduzir as emiss\u00f5es n\u00e3o \u00e9 isenta de cr\u00edticas.<\/p>\n\n\n\n

Perguntamos aos leitores em uma pesquisa da National Geographic e da Morning Consult em janeiro de 2022 se eles j\u00e1 pagaram ou pagariam uma sobretaxa opcional que algumas companhias a\u00e9reas oferecem para compensar as emiss\u00f5es de carbono da viagem. Trinta e oito por cento dos americanos consultados acham que seria uma boa ideia, com a porcentagem subindo para 48% entre os millennials. Mas alguns querem mais informa\u00e7\u00f5es sobre os benef\u00edcios reais disso \u2013 e para onde vai o dinheiro. Alguns especialistas dizem a\u00e7\u00f5es individuais tira o foco das melhorias mais impactantes que acontecem quando o setor \u00e9 regulamentado.<\/p>\n\n\n\n

A boa not\u00edcia \u00e9 que, em muitas partes do mundo, a quest\u00e3o da compensa\u00e7\u00e3o est\u00e1 finalmente sendo abordada pelos \u00a0maiores poluidores do planeta. Em 2021, as companhias a\u00e9reas que voam internacionalmente foram obrigadas a compensar suas emiss\u00f5es de CO2 com base no carbono que produziram sob o acordo Esquema de Redu\u00e7\u00e3o de Emiss\u00f5es da Avia\u00e7\u00e3o Civil Internacional, da ONU. No mesmo ano, mais de\u00a0200 companhias\u00a0e\u00a0100 pa\u00edses\u00a0se comprometeram a se tornar neutros em carbono at\u00e9 2050, ou antes.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea quer comprar cr\u00e9ditos para se sentir um pouco menos culpado por voar, aqui est\u00e1 o que voc\u00ea deve saber.<\/p>\n\n\n\n

O que s\u00e3o cr\u00e9ditos de carbono?<\/h2>\n\n\n\n

Com as emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono aumentando em 400%\u00a0desde 1950 e a eletricidade gerada pelo carv\u00e3o produzindo\u00a0quase um bilh\u00e3o de toneladas\u00a0de emiss\u00f5es de carbono somente em 2020, o impacto de um voo individual em escala global \u00e9 marginal.<\/p>\n\n\n\n

Mas no dia-a-dia de uma pessoa, voar \u00e9 de longe uma das atividades que mais emitem carbono. Um voo pode produzir tanto carbono quanto dirigir por mais de 3,2 mil km. Para combater o\u00a0flygskam,<\/em>\u00a0ou vergonha de voar, empresas terceirizadas vendem cr\u00e9ditos volunt\u00e1rios \u2013 diferentes dos cr\u00e9ditos de conformidade, que s\u00e3o usados para cumprir limites obrigat\u00f3rios por lei. Marisa de Belloy, CEO da fornecedora de cr\u00e9ditos de carbono\u00a0Cool Effect,\u00a0diz que uma compra \u201c\u00e9 igual a uma tonelada de emiss\u00f5es de carbono que n\u00e3o foram emitidas. O termo cr\u00e9dito significa apenas que voc\u00ea est\u00e1 usando essa tonelada para compensar uma tonelada que colocou na atmosfera.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, um consumidor pode pagar R$ 45 para um programa em Honduras que substitui fog\u00f5es de fogo aberto por fog\u00f5es de tijolo e argamassa feitos sob medida que exigem menos lenha para cozinhar refei\u00e7\u00f5es e afunilam a fuma\u00e7a para o ar livre atrav\u00e9s de uma chamin\u00e9. A Cool Effect estima que um novo fog\u00e3o pode reduzir tr\u00eas toneladas de emiss\u00f5es de carbono por ano.<\/p>\n\n\n\n

De Belloy, da Cool Effect, relaciona um descontentamento crescente com o fracasso do governo e da ind\u00fastria privada em lidar com as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas que acabaria por motivar indiv\u00edduos a tomar medidas pessoais. Muitos viajantes e empresas est\u00e3o investindo. O mercado de cr\u00e9ditos volunt\u00e1rios superou R$ 5 bi em 2021, de acordo com o\u00a0Ecosystem Marketplace.<\/p>\n\n\n\n

Cr\u00e9ditos fazem diferen\u00e7a? <\/h2>\n\n\n\n

Ainda assim, muitos viajantes se perguntam: comprar cr\u00e9ditos de carbono \u00e9 uma solu\u00e7\u00e3o de longo prazo? Talvez. <\/p>\n\n\n\n

\u201cOs cr\u00e9ditos n\u00e3o devem ser vistos como uma alternativa aos requisitos regulat\u00f3rios\u201d, diz Peter Miller, especialista em compensa\u00e7\u00f5es de carbono do Conselho Nacional de Recursos de Defesa, dos EUA. Nos Estados Unidos, n\u00e3o h\u00e1 regulamenta\u00e7\u00e3o federal sobre os cr\u00e9ditos de carbono comprados por indiv\u00edduos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cConsumidores e empresas devem procurar primeiro reduzir suas emiss\u00f5es, antes de procurar cr\u00e9ditos que n\u00e3o s\u00e3o poss\u00edveis ou n\u00e3o s\u00e3o economicamente vi\u00e1veis no curto prazo\u201d, diz Kelley Kizzier, especialista em mercados de carbono do\u00a0Environmental Defense Fund. \u201cH\u00e1 muitos cr\u00e9ditos question\u00e1veis por a\u00ed, e \u00e0s vezes pode ser dif\u00edcil navegar no mundo obscuro dos cr\u00e9ditos.\u201d Um leitor notou que a sobretaxa que pagou foi para uma ONG de conserva\u00e7\u00e3o que mais tarde o assediou com correspond\u00eancias indesejadas pedindo dinheiro.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer uma diferen\u00e7a real nas emiss\u00f5es de carbono, Marisa de Belloy diz que os programas de cr\u00e9dito devem fornecer um benef\u00edcio adicional que n\u00e3o teria ocorrido sem o dinheiro do grupo de compensa\u00e7\u00e3o de carbono, um conceito chamado \u201cadicionalidade\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, pagar algu\u00e9m para preservar uma floresta contaria como cr\u00e9dito se essa floresta estivesse fadada ao desmatamento. Em vez de ser pago para cortar as \u00e1rvores, um propriet\u00e1rio de terras seria pago para mant\u00ea-las em p\u00e9. Se n\u00e3o houvesse uma amea\u00e7a \u00e0 floresta, o pagamento ao propriet\u00e1rio da terra n\u00e3o contaria como uma compensa\u00e7\u00e3o porque seu dinheiro n\u00e3o forneceria nenhum benef\u00edcio adicional \u2013 a floresta sobreviveria independentemente da doa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m n\u00e3o h\u00e1 garantia de quanto tempo um projeto comprado com cr\u00e9dito de carbono durar\u00e1. Reportagem\u00a0de 2019 da ProPublica\u00a0descobriu v\u00e1rios exemplos de programas de cr\u00e9dito de carbono que falharam em proteger as florestas tropicais.<\/p>\n\n\n\n

Para proteger uma floresta da destrui\u00e7\u00e3o, a receita das compensa\u00e7\u00f5es de carbono precisa ser mais competitiva do que as ind\u00fastrias lucrativas que levam ao desmatamento, como a pecu\u00e1ria e a produ\u00e7\u00e3o de soja. Os cr\u00e9ditos por reflorestamento tamb\u00e9m s\u00e3o complicados porque\u00a0inc\u00eandios florestais que surgem em todo o mundo\u00a0podem liberar todo o carbono sequestrado de volta \u00e0 atmosfera. Terras manejadas de forma sustent\u00e1vel em um ano podem desaparecer com uma nova vontade pol\u00edtica ou gest\u00e3o no pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n

Captura de carbono vs. cr\u00e9ditos<\/h2>\n\n\n\n

A compra tradicional de\u00a0cr\u00e9ditos de carbono\u00a0pode ser \u00fatil, mas seu impacto \u00e9 dif\u00edcil de quantificar. Ao remover o carbono da atmosfera e armazen\u00e1-lo na terra, a captura direta de ar (DAC) pode oferecer uma solu\u00e7\u00e3o mais concreta.<\/p>\n\n\n\n

Um tipo espec\u00edfico de captura de carbono, o DAC \u00e9 o foco de empresas como a su\u00ed\u00e7a\u00a0Climeworks,\u00a0a\u00a0Carbon Engineering,\u00a0do\u00a0Canad\u00e1, e a\u00a0Global Thermostat,\u00a0dos EUA. Suas m\u00e1quinas modulares usam um ventilador para puxar o ar para um coletor, que capta o carbono com um filtro feito de compostos org\u00e2nicos. Uma vez que o filtro est\u00e1 cheio, o coletor \u00e9 fechado e aquecido a 100\u00b0C (212\u00b0F), liberando di\u00f3xido de carbono puro. O carbono \u00e9 ent\u00e3o misturado com \u00e1gua e canalizado para o subsolo. As forma\u00e7\u00f5es naturais de basalto na terra reagem com o carbono, transformando-o em pedra ao longo de v\u00e1rios anos.<\/p>\n\n\n\n

Em projetos de DAC onde o carbono capturado n\u00e3o \u00e9 armazenado no solo, ele pode ser reciclado e utilizado como mat\u00e9ria-prima. Na f\u00e1brica de Hinwil da Climeworks, por exemplo, o carbono \u00e9 usado para fertilizar estufas e adicionar g\u00e1s \u00e0 Valser, \u00e1gua mineral su\u00ed\u00e7a. A\u00a0Norsk e-Fuel\u00a0combina carbono com hidrog\u00eanio para criar um combust\u00edvel de avia\u00e7\u00e3o sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Uma maneira de pensar uma f\u00e1brica de captura direta de ar \u00e9 como uma superfloresta. Embora as florestas reais removam o carbono naturalmente, a maioria dos especialistas reconhece que o processo \u00e9 muito lento para causar o impacto dram\u00e1tico que nosso planeta precisa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA biosfera terrestre e o oceano absorvem coletivamente apenas metade do que despejamos na atmosfera todos os anos\u201d, diz Jennifer Wilcox, especialista em pol\u00edtica energ\u00e9tica da Universidade da Pensilv\u00e2nia, que acaba de ser nomeada para um cargo de lideran\u00e7a no Departamento de Energia dos EUA.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o apenas precisamos acelerar a remo\u00e7\u00e3o de carbono, mas tamb\u00e9m precisamos considerar a sa\u00fade dos oceanos (a absor\u00e7\u00e3o de di\u00f3xido de carbono pelo oceano causa acidifica\u00e7\u00e3o) e o uso da terra ao analisar os diferentes m\u00e9todos de remo\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cUma f\u00e1brica de captura direta de ar pode ser at\u00e9 cem vezes mais eficiente do que uma floresta com a mesma \u00e1rea de terra\u201d, diz Wilcox. \u201cA terra \u00e9 um recurso limitado\u2026 o benef\u00edcio da captura direta de ar \u00e9 que voc\u00ea n\u00e3o precisa de terra ar\u00e1vel, ent\u00e3o \u00e9 por isso que penso [nas f\u00e1bricas de captura direta de ar] como uma floresta sint\u00e9tica.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Na Climeworks, cada coletor captura o equivalente a 2 mil \u00e1rvores e, como a concentra\u00e7\u00e3o de carbono \u00e9 a mesma em todo o mundo, essas instala\u00e7\u00f5es s\u00e3o independentes da localiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Embora essa aplica\u00e7\u00e3o n\u00e3o remova permanentemente o carbono do ar, ela est\u00e1 criando uma economia circular e um mercado para remo\u00e7\u00e3o de carbono que pode permitir que a tecnologia alcance um n\u00edvel de impacto real.<\/p>\n\n\n\n

Como os viajantes podem ajudar<\/h2>\n\n\n\n

Incentivar os viajantes a ver o valor da remo\u00e7\u00e3o de carbono pode ajudar a criar viagens mais significativas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA diferen\u00e7a real \u00e9 que, quando voc\u00ea compra uma cr\u00e9dito, voc\u00ea est\u00e1 reduzindo de forma verific\u00e1vel as emiss\u00f5es de carbono\u201d, diz de Belloy. \u201cQuando voc\u00ea doa para uma grande organiza\u00e7\u00e3o ambiental sem fins lucrativos, n\u00e3o sabe exatamente qual foi o impacto.\u201d<\/p>\n\n\n\n

A procura de cr\u00e9ditos de carbono por consumidores e corpora\u00e7\u00f5es tamb\u00e9m pode ajudar a reduzir o custo da tecnologia \u2013 que ainda \u00e9 incrivelmente alto. A Microsoft, por exemplo, recentemente prometeu ser negativa em carbono at\u00e9 2030 por meio do uso de v\u00e1rias tecnologias de captura e armazenamento. Em dezembro de 2020, o Congresso dos EUA reservou R$ 2,5 bi para pesquisar e desenvolver a remo\u00e7\u00e3o de carbono em larga escala. A meta do presidente Joe Biden de zerar as emiss\u00f5es l\u00edquidas de carbono na economia at\u00e9 2050 inclui aumentar os investimentos federais e incentivos fiscais para a tecnologia de captura de carbono.<\/p>\n\n\n\n

Christina Beckmann, fundadora do\u00a0Tomorrow\u2019s Air, uma cooperativa de viajantes que fez parceria com a Climeworks, acrescenta: \u201cH\u00e1 muito potencial para viajantes individuais serem capazes de tomar a a\u00e7\u00e3o clim\u00e1tica em suas pr\u00f3prias m\u00e3os.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Se voar \u00e9 a \u00fanica op\u00e7\u00e3o,\u00a0reservar grandes avi\u00f5es comerciais\u00a0que acomodam mais pessoas e, portanto, t\u00eam menos emiss\u00f5es de carbono por pessoa, em vez de avi\u00f5es menores como jatos particulares, \u00e9 uma ideia muito mencionada para combater as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa. Viajar em um avi\u00e3o cheio tamb\u00e9m ajuda a reduzir as emiss\u00f5es gerais.<\/p>\n\n\n\n

Os passageiros das companhias a\u00e9reas podem compensar suas emiss\u00f5es doando mensalmente para a captura de carbono, enquanto recebem benef\u00edcios de empresas de turismo afiliadas, como \u00a0Tierra Del Volcan\u00a0e\u00a0Natural Habitat Adventures.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: National Geographic Brasil<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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