{"id":176672,"date":"2022-03-08T00:01:00","date_gmt":"2022-03-08T03:01:00","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=176672"},"modified":"2022-03-07T23:42:10","modified_gmt":"2022-03-08T02:42:10","slug":"os-cervos-tem-chifres-as-morsas-tem-presas-eis-por-que-tao-poucos-passaros-tem-armas-proprias","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/redacao\/traducoes\/2022\/03\/08\/176672-os-cervos-tem-chifres-as-morsas-tem-presas-eis-por-que-tao-poucos-passaros-tem-armas-proprias.html","title":{"rendered":"Os cervos t\u00eam chifres, as morsas t\u00eam presas \u2013 eis por que t\u00e3o poucos p\u00e1ssaros t\u00eam armas pr\u00f3prias"},"content":{"rendered":"\n
A \u00e9poca de acasalamento no reino animal pode ser dram\u00e1tica e \u00e0s vezes violenta. Como exemplo, veja os cervos chocando seus chifres durante a rotina \u2013 narinas dilatadas, cascos martelando o ch\u00e3o, grama voando por toda parte e aquele sil\u00eancio assustador antes da colis\u00e3o estrondosa. O vencedor tem acesso ao har\u00e9m, enquanto o perdedor deve encontrar outras f\u00eameas e lutar por elas.<\/p>\n\n\n\n
Muitos outros animais tamb\u00e9m possuem armas formid\u00e1veis. Eles variam de chifres pontiagudos de besouros rinocerontes a garras proporcionalmente gigantescas de caranguejos violinistas e as longas presas de morsas e narvais.<\/p>\n\n\n\n
Os p\u00e1ssaros tamb\u00e9m precisam competir por seus companheiros, o que geralmente envolve a defesa feroz de um territ\u00f3rio. Mas a maioria das aves n\u00e3o ostenta armas impressionantes; n\u00f3s os conhecemos melhor por suas cores, dan\u00e7as e m\u00fasicas. Como bi\u00f3logos evolucion\u00e1rios interessados \u200b\u200bprincipalmente em p\u00e1ssaros e armas, respectivamente, n\u00e3o poder\u00edamos deixar de nos perguntar: por que a maioria dos p\u00e1ssaros n\u00e3o possui sua pr\u00f3pria vers\u00e3o de chifres? A resposta, que apresentamos em um estudo recente<\/a>, provavelmente est\u00e1 em uma troca entre voar e lutar.<\/p>\n\n\n\n Para qualquer coisa que voe, seja um p\u00e1ssaro ou um avi\u00e3o (ou mesmo o Super-Homem), voar exige mais energia \u2013 na forma de gordura queimada ou combust\u00edvel \u2013 do que se mover no solo ou na \u00e1gua. E a quantidade de energia necess\u00e1ria aumenta com o peso.<\/p>\n\n\n\n Qu\u00e3o dura \u00e9 essa troca? V\u00e1rios anos atr\u00e1s, a United Airlines come\u00e7ou a imprimir sua revista de bordo em papel mais leve para reduzir o peso de um voo t\u00edpico em cerca de 70 kg, ou 0,01% do peso vazio de um avi\u00e3o. Por meio dessa pequena redu\u00e7\u00e3o, a empresa diminuiu seu uso anual de combust\u00edvel em 170.000 gal\u00f5es, economizando mais de 1,4 milh\u00f5es de reais por ano.<\/p>\n\n\n\n\u00c9 tudo sobre peso<\/h4>\n\n\n\n