{"id":177251,"date":"2022-04-14T17:11:07","date_gmt":"2022-04-14T20:11:07","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=177251"},"modified":"2022-04-14T17:12:17","modified_gmt":"2022-04-14T20:12:17","slug":"startup-da-ucrania-projeta-foguete-que-vai-se-consumir-durante-o-voo","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2022\/04\/14\/177251-startup-da-ucrania-projeta-foguete-que-vai-se-consumir-durante-o-voo.html","title":{"rendered":"Startup da Ucr\u00e2nia projeta foguete que vai se \u201cconsumir\u201d durante o voo"},"content":{"rendered":"\n
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Mesmo diante dos problemas relacionados \u00e0 invas\u00e3o russa \u00e0 Ucr\u00e2nia, as empresas espaciais locais continuam trabalhando e desenvolvendo tecnologias. A Promin Aerospace \u00e9 uma dessas empresas que est\u00e3o superando a interrup\u00e7\u00e3o sem precedentes da vida normal. <\/p>\n\n\n\n

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Teste n\u00famero dois do motor para o novo foguete autof\u00e1gico da Promin Aerospace, uma startup aeroespacial da Ucr\u00e2nia. Imagem: Promin Aerospace<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ao longo dos \u00faltimos meses, a startup vem desenvolvendo um conceito de foguete de autocombust\u00e3o, uma ideia baseada em tecnologia autof\u00e1gica, que, ao p\u00e9 da letra, significa \u201cdevoradora de si mesma\u201d. <\/p>\n\n\n\n

A empresa j\u00e1 realizou os tr\u00eas primeiros testes no motor para o seu conceito de ve\u00edculo de lan\u00e7amento, o que permitiu melhorias no design, bem como verificou a viabilidade da ideia central.<\/p>\n\n\n\n

Vitaly Yemets, cofundador e CTO da Promin Aerospace, foi quem prop\u00f4s o n\u00facleo da tecnologia autof\u00e1gica da empresa, que incorpora um casco composto por propulsor de combust\u00edvel s\u00f3lido para um foguete de est\u00e1gio \u00fanico. <\/p>\n\n\n\n

A ideia \u00e9 que o ve\u00edculo \u201cse consuma\u201d quase inteiramente durante a dura\u00e7\u00e3o do voo, deixando quase nenhum detrito no espa\u00e7o. Al\u00e9m disso, o foguete se torna mais eficiente \u00e0 medida que sobe, uma vez que vai reduzindo sua massa durante o processo de autofagia.<\/p>\n\n\n\n

Empresa aeroespacial na Ucr\u00e2nia se preocupa com a quest\u00e3o do lixo espacial<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Segundo a startup, o desenvolvimento do motor autof\u00e1gico \u00e9 o primeiro passo para criar um ve\u00edculo de lan\u00e7amento completo que leve em considera\u00e7\u00e3o tanto os problemas de lixo espacial quanto quest\u00f5es relacionadas \u00e0 reentrada de foguetes em partes. Esses pontos est\u00e3o se tornando mais prevalentes \u00e0 medida que mais empresas de foguetes entram em opera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Ainda de acordo com a Promin Aerospace, sua equipe est\u00e1 atualmente realizando mais testes no motor para melhorar o design e come\u00e7ar a trabalhar no pr\u00f3ximo est\u00e1gio do conceito de foguete autof\u00e1gico.<\/p>\n\n\n\n

\u201cGra\u00e7as a essa s\u00e9rie de experimentos, descobrimos o que pode ser feito melhor no design do motor e do bico\u201d, disse Yemets. \u201cComo resultado, aumentamos a velocidade de gaseifica\u00e7\u00e3o com um novo gaseificador impresso em uma impressora 3D, provamos a efici\u00eancia do novo oxidante e eliminamos desgastes\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Yemets revelou que o novo gaseificador aumentou a taxa de convers\u00e3o de pol\u00edmero para g\u00e1s duas a tr\u00eas vezes em compara\u00e7\u00e3o com testes anteriores realizados com gaseificadores feitos por meio de t\u00e9cnicas tradicionais. \u201cIsso foi conseguido devido ao aumento da \u00e1rea de gaseifica\u00e7\u00e3o, a superf\u00edcie complexa obtida pela impress\u00e3o a laser\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O experimento mais recente durou 152 segundos, durante os quais o combust\u00edvel gasoso foi usado para a partida, sendo posteriormente o combust\u00edvel s\u00f3lido alimentado com o gaseificador usando um motor experimental. A taxa de alimenta\u00e7\u00e3o foi de 6 a 8 mil\u00edmetros por segundo.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, os engenheiros tamb\u00e9m realizaram seu primeiro teste de um bico de aerospike<\/em>, que tem um corpo central na forma de um cone truncado dentro. O primeiro experimento alcan\u00e7ou um resultado surpreendente de combust\u00e3o est\u00e1vel prolongada.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, 93 segundos ap\u00f3s o experimento, foi observada uma queima na c\u00e2mara de combust\u00e3o, que ocorreu devido \u00e0 falta de experi\u00eancia com a nova modifica\u00e7\u00e3o do gaseificador e do bocal do aerospike<\/em>. Os engenheiros j\u00e1 desenvolveram novos m\u00e9todos para controlar temperaturas aceit\u00e1veis do motor para o pr\u00f3ximo experimento.<\/p>\n\n\n\n

Outro experimento que os engenheiros realizaram testou a modifica\u00e7\u00e3o aprimorada do motor. Desta vez, eles colocaram v\u00e1rias sondas para monitorar a temperatura em in\u00fameras \u00e1reas do motor para evitar queimas, como havia acontecido em testes anteriores, e para entender os detalhes do fluxo de calor durante os testes. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, segundo a empresa, compreender o campo de temperatura da modifica\u00e7\u00e3o atual fornece uma compreens\u00e3o essencial dos processos reais que acontecem dentro da c\u00e2mara de combust\u00e3o de\u00a0a\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

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Imagem do teste n\u00famero tr\u00eas do motor para o futuro foguete autodevorador da startup Promin Aerospace, da Ucr\u00e2nia. Imagem: Promin Aerospace<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Curiosamente, de acordo com o site Space.com<\/em>, a desmontagem e inspe\u00e7\u00e3o ap\u00f3s o teste revelaram alguns detalhes inesperados. Houve uma pequena explos\u00e3o descontrolada durante o disparo, embora n\u00e3o tenha causado a interrup\u00e7\u00e3o dos procedimentos. Nos testes subsequentes, o g\u00e1s de partida foi substitu\u00eddo por uma mistura mais segura para evitar que isso acontecesse.<\/p>\n\n\n\n

Os engenheiros da Promin Aerospace testaram o desempenho com um novo oxidante para o terceiro experimento no motor aprimorado. Al\u00e9m disso, um bocal diferente em forma de sino foi anexado e utilizado. Como no experimento anterior, havia v\u00e1rias sondas monitorando a temperatura em in\u00fameras \u00e1reas do motor para entender o fluxo de calor durante os testes e ajudar a evitar a queima, bem como medidores de press\u00e3o tanto na c\u00e2mara de combust\u00e3o quanto no cilindro pneum\u00e1tico.<\/p>\n\n\n\n

Promin Aerospace quer fazer seu primeiro lan\u00e7amento suborbital em 2023<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

N\u00e3o foram encontrados problemas de combust\u00e3o com o novo oxidante. Em compara\u00e7\u00e3o com o experimento anterior (que permaneceu est\u00e1vel por quase 50 segundos, com uma taxa de alimenta\u00e7\u00e3o de 1 mm\/s), o desempenho da combust\u00e3o foi claramente mais est\u00e1vel e eficiente: o experimento permaneceu est\u00e1vel por 268 segundos a uma taxa de 7 mm\/s.<\/p>\n\n\n\n

Esse experimento durou 277 segundos, incluindo o est\u00e1gio de pr\u00e9-aquecimento. No entanto, em 268 segundos, uma explos\u00e3o descontrolada causou a destrui\u00e7\u00e3o da constru\u00e7\u00e3o. Ap\u00f3s a desmontagem, ficou evidente que os cones do gaseificador haviam queimado, o que poderia ter feito com que o oxidante ficasse superaquecido. At\u00e9 ent\u00e3o, no experimento, a press\u00e3o e o desempenho do combust\u00edvel eram est\u00e1veis, sugerindo que o novo oxidante \u00e9 incrivelmente eficiente.<\/p>\n\n\n\n

Uma vez que todos os experimentos no motor estejam conclu\u00eddos, a Promin Aerospace planeja realizar um lan\u00e7amento de teste suborbital em novembro e um lan\u00e7amento comercial suborbital no in\u00edcio de 2023. A empresa pretende come\u00e7ar a trabalhar em lan\u00e7amentos orbitais ap\u00f3s a conclus\u00e3o de testes suborbitais.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Olhar Digital<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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