{"id":177684,"date":"2022-05-23T20:10:08","date_gmt":"2022-05-23T23:10:08","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=177684"},"modified":"2022-05-23T20:10:14","modified_gmt":"2022-05-23T23:10:14","slug":"desmatamento-cresce-proximo-a-estradas-no-brasil-aponta-pesquisa","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2022\/05\/23\/177684-desmatamento-cresce-proximo-a-estradas-no-brasil-aponta-pesquisa.html","title":{"rendered":"Desmatamento cresce pr\u00f3ximo a estradas no Brasil, aponta pesquisa"},"content":{"rendered":"\n
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Imagem de uma estrada brasileira (Foto: Victor Rutka\/Unsplash)<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Feito por estudiosos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma pesquisa indicou que o\u00a0desmatamento\u00a0\u00e9 maior perto de\u00a0estradas\u00a0\u2013 rodovias,\u00a0ferrovias\u00a0e outras. Publicada no peri\u00f3dico\u00a0Science Advances<\/em>, o artigo analisou a rela\u00e7\u00e3o entre a vegeta\u00e7\u00e3o nativa remanescente de seis\u00a0biomas\u00a0brasileiros e as infraestruturas de transporte predominantes em cada um deles.<\/p>\n\n\n\n

Os pesquisadores estudaram \u00e1reas entre um a cinco quil\u00f4metros de dist\u00e2ncia de rodovias, ferrovias e outras estruturas de transporte. Como resultado, foi poss\u00edvel observar que o impacto dessas estruturas \u00e9 mais prejudicial em\u00a0ecossistemas remotos\u00a0e que o pa\u00eds dever\u00e1 ser afetado pelos planos mundiais de expans\u00e3o das redes de ferrovia e\u00a0rodovia, que devem crescer de 36% a 45% at\u00e9 2050.<\/p>\n\n\n\n

O artigo tamb\u00e9m mostra que os Pampas \u2013 localizados no extremo Sul do Brasil \u2013 s\u00e3o o \u00fanico bioma que n\u00e3o cresce ao se distanciar da infraestrutura de transporte, fugindo, assim, do padr\u00e3o observado nos outros cinco.<\/p>\n\n\n\n

Com intuito de encontrar regi\u00f5es para\u00a0restaura\u00e7\u00f5es\u00a0ecol\u00f3gicas com resultado imediato, sem que se prejudicasse a propriedade privada de terras, os pesquisadores mapearam regi\u00f5es desprovidas de estrada. Contudo, esses locais n\u00e3o s\u00e3o distribu\u00eddos uniformemente entre os biomas. Isso se tornou um dos principais desafios para o grupo de pesquisadores ao tentar coletar informa\u00e7\u00f5es mais aprofundadas do Pampa, Caatinga, Cerrado,\u00a0Mata Atl\u00e2ntica\u00a0e\u00a0Pantanal.<\/p>\n\n\n\n

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O gr\u00e1fico indica as \u00e1reas sem estrada protegidas (verdes) e n\u00e3o protegidas (roxo) (Foto: Science Advances )<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Essa alternativa de restaura\u00e7\u00e3o ajudaria a bater as metas de conserva\u00e7\u00e3o propostas atualmente pelo Governo Federal e no melhoramento de pol\u00edticas de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 essas \u00e1reas.<\/p>\n\n\n\n

Nas \u00e1reas classificadas livres dessas infraestruturas, apenas 38% da vegeta\u00e7\u00e3o encontrada \u00e9 protegida por algum meio legal, seja por unidades de\u00a0conserva\u00e7\u00e3o\u00a0ou\u00a0terra ind\u00edgena\u00a0\u2013 que segundo o estudo, junto de territ\u00f3rios quilombolas, t\u00eam participa\u00e7\u00e3o direta na conserva\u00e7\u00e3o da fauna e flora de cada ecossistema.<\/p>\n\n\n\n

Esse dado \u00e9 preocupante, pois s\u00e3o nessas \u00e1reas que est\u00e3o 81,5% da vegeta\u00e7\u00e3o nativa remanescente do pa\u00eds e espera-se que 90% das futuras rodovias passem por regi\u00f5es com ecossistemas praticamente intocados.<\/p>\n\n\n\n

\u201cTemos um planejamento de transporte que n\u00e3o \u00e9 transparente e que n\u00e3o considera quest\u00f5es ambientais desde o in\u00edcio\u201d, comenta a coautora do estudo Fernanda Teixeira, em nota ao\u00a0Jornal da UFRGS<\/em>\u00a0sobre o desinteresse da classe pol\u00edtica. Al\u00e9m disso, ela tamb\u00e9m fala sobre os pontos fracos da\u00a0pol\u00edtica ambiental\u00a0brasileira.<\/p>\n\n\n\n

Para o mesmo\u00a0jornal, um dos coautores da UFMG, Trevor Tisler, alega que esses planejamentos n\u00e3o mudaram desde a \u00e9poca da ditadura militar. Ele tamb\u00e9m aponta uma possibilidade de preserva\u00e7\u00e3o que \u00e9 o reaproveitamento de estradas j\u00e1 existentes para uma futura\u00a0expans\u00e3o de rodovias, para que novos impactos n\u00e3o sejam criados.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Galileu<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"