{"id":177715,"date":"2022-05-26T18:13:26","date_gmt":"2022-05-26T21:13:26","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=177715"},"modified":"2022-05-26T18:13:29","modified_gmt":"2022-05-26T21:13:29","slug":"sao-paulo-tem-poluicao-acima-do-recomendado-pela-oms-nos-ultimos-22-anos","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2022\/05\/26\/177715-sao-paulo-tem-poluicao-acima-do-recomendado-pela-oms-nos-ultimos-22-anos.html","title":{"rendered":"S\u00e3o Paulo tem polui\u00e7\u00e3o acima do recomendado pela OMS nos \u00faltimos 22 anos"},"content":{"rendered":"\n
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Imagem da Marginal Tiet\u00ea e do Rio Tiet\u00ea (Foto: Wikimedia Commons \/ Dornicke)<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Material particulado,\u00a0oz\u00f4nio\u00a0e\u00a0di\u00f3xido de nitrog\u00eanio\u00a0s\u00e3o algumas das subst\u00e2ncias \u00e0s quais os paulistanos devem ficar atentos. Uma\u00a0an\u00e1lise\u00a0publicada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), aponta que as concentra\u00e7\u00f5es dessas subst\u00e2ncias est\u00e3o al\u00e9m do que os valores lim\u00edtrofes recomendados pela Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS).<\/p>\n\n\n\n

A partir de dados coletados pelas 20 esta\u00e7\u00f5es de monitoramento da qualidade do ar da Companhia Ambiental do Estado de S\u00e3o Paulo (CETESB) entre 2000 e 2021, o IEMA conseguiu comparar os dados da qualidade do ar a capital paulista com os valores das diretrizes de qualidade do ar (DQA) da OMS para prote\u00e7\u00e3o da sa\u00fade p\u00fablica. Com essas informa\u00e7\u00f5es, o instituto conseguiu rastrear os\u00a0poluentes\u00a0mais prejudiciais, de acordo com sua concentra\u00e7\u00e3o no ar, para a popula\u00e7\u00e3o\u00a0paulistana.<\/p>\n\n\n\n

O aumento desses\u00a0poluentes\u00a0\u00a0\u00e9 diretamente influenciado pelas\u00a0emiss\u00f5es veiculares, ou seja, devido ao tr\u00e2nsito de carros, motos, caminh\u00f5es e \u00f4nibus. Entre os mais preocupantes para a cidade est\u00e3o o material particulado, o oz\u00f4nio e o di\u00f3xido de nitrog\u00eanio.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as\u00a0Diretrizes Globais de Qualidade do Ar\u00a0da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade, guia utilizado pelo IEMA, a contra\u00e7\u00e3o de\u00a0material particulado\u00a0(MP) \u2013 um dos principais poluentes prejudiciais \u00e0 sa\u00fade humana, podendo ser de origem prim\u00e1ria ou de origem secund\u00e1ria \u2013 limite, por dia, \u00e9 de 80 microgramas de part\u00edculas. Em S\u00e3o Paulo, somente em 2019, foi produzido 1,5 mil toneladas, valor inferior aos \u00edndices de 2006 que chegaram \u00e0 quantidade de 2,5 mil toneladas. A queda not\u00e1vel entre os anos, segundo o IEMA, pode ser relacionada com o Programa de Controle de Emiss\u00f5es Veiculares (Proconve), iniciado em 1986, que visa disciplinar as\u00a0emiss\u00f5es veiculares\u00a0no Brasil.<\/p>\n\n\n\n

A an\u00e1lise de\u00a0oz\u00f4nio\u00a0contou com um recorte anual do in\u00edcio do inverno (dia 21 de junho de um ano) at\u00e9 o encerramento no outono (dia 20 de junho do ano seguinte). Observou-se um aumento expressivo desse poluente entre 2019 e 2020, incluindo o per\u00edodo da pandemia. A \u00fanica parte da cidade que, em 2010, atendeu os \u00edndices da OMS – inferior \u00e0\u00a0 60 \u03bcg\/m di\u00e1rio – foi a regi\u00e3o de Pinheiros. No entanto, atualmente esse n\u00edvel n\u00e3o \u00e9 mais atingido.<\/p>\n\n\n\n

Com o\u00a0di\u00f3xido de nitrog\u00eanio, a equipe do IEMA notou uma redu\u00e7\u00e3o nos \u00faltimos dois anos, com o poluente se adequando \u00e0 marca de concentra\u00e7\u00f5es m\u00e9dias anuais que condizem com a antiga diretriz de qualidade do ar da OMS (DQA), de 40 \u00b5g\/m\u00b3. Recentemente, o \u00f3rg\u00e3o atualizou os valores das diretrizes sendo quatro vezes mais restritivos, caindo de 40\u00b5g\/m\u00b3 para 10 \u00b5g\/m\u00b3.<\/p>\n\n\n\n

Outro documento utilizado para a pesquisa foi o Plano de\u00a0Mobilidade\u00a0de S\u00e3o Paulo, que aponta que 80% das emiss\u00f5es de di\u00f3xido de nitrog\u00eanio tem origem veicular na cidade e ocorre pela queima de combust\u00edvel. A Marginal Tiet\u00ea, que sofre o efeito imediato das emiss\u00f5es dos poluentes, registra 49 \u00b5g\/m de concentra\u00e7\u00e3o desse poluente, quase cinco vezes mais do que o recomendado.<\/p>\n\n\n\n

Solu\u00e7\u00f5es<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para combater a polui\u00e7\u00e3o no ar de\u00a0S\u00e3o Paulo, o documento aponta que as tr\u00eas esferas de governo (federal, estadual e municipal) devem atuar em conjunto e estabelecer algumas a\u00e7\u00f5es poss\u00edveis que cada poder possa tomar.<\/p>\n\n\n\n

Acredita-se que o governo federal deve continuar implementando solu\u00e7\u00f5es de\u00a0regulamenta\u00e7\u00e3o\u00a0desses poluentes. Como, por exemplo, a cria\u00e7\u00e3o de sistemas de controle de emiss\u00f5es de ve\u00edculos automotores novos como o Proconve, que respondeu pela maior parte do decr\u00e9scimo das concentra\u00e7\u00f5es de MP e dioxido de nitrog\u00eanio no ar de\u00a0S\u00e3o Paulo.<\/p>\n\n\n\n

A recomenda\u00e7\u00e3o para o governo estadual \u00e9 continuar e aprimorar o trabalho de gest\u00e3o da qualidade do ar para identificar com precis\u00e3o a causa dos problemas da polui\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a municipal deve focar-se em eliminar gradativamente as emiss\u00f5es dos poluentes pelos \u00f4nibus urbanos da cidade at\u00e9 o ano de 2038, conforme j\u00e1 preconiza a Pol\u00edtica de Mudan\u00e7a do Clima no Munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Galileu<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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