{"id":178252,"date":"2022-06-29T08:48:59","date_gmt":"2022-06-29T11:48:59","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=178252"},"modified":"2022-06-29T08:49:02","modified_gmt":"2022-06-29T11:49:02","slug":"startup-britanica-apresenta-navio-autonomo-a-hidrogenio-que-pode-navegar-por-ate-60-dias-sem-parar","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2022\/06\/29\/178252-startup-britanica-apresenta-navio-autonomo-a-hidrogenio-que-pode-navegar-por-ate-60-dias-sem-parar.html","title":{"rendered":"Startup brit\u00e2nica apresenta navio aut\u00f4nomo a hidrog\u00eanio que pode navegar por at\u00e9 60 dias sem parar"},"content":{"rendered":"\n
\"\"<\/a><\/figure>\n\n\n\n

A brit\u00e2nica Acua Ocean, especializada em energia limpa\u00a0mar\u00edtima, est\u00e1\u00a0trabalhando\u00a0em um navio totalmente movido a hidrog\u00eanio e dotado de tecnologia aut\u00f4noma de navega\u00e7\u00e3o, que est\u00e1 a alguns poucos anos da implanta\u00e7\u00e3o. Agora, a startup ganhou mais um impulso para o desenvolvimento desta embarca\u00e7\u00e3o de superf\u00edcie n\u00e3o tripulada (Unmanned Surface Vessel, H-USV).<\/p>\n\n\n\n

Uma aprova\u00e7\u00e3o em princ\u00edpio (AiP) foi emitida ao navio pela sociedade de classifica\u00e7\u00e3o Lloyd\u2019s Register (LR) do Reino Unido para seu sistema de hidrog\u00eanio, sistema de engenharia de\u00a0controle\u00a0e sistemas de distribui\u00e7\u00e3o de energia el\u00e9trica. Tudo para operar em uma gama de miss\u00f5es, desde coleta de dados ambientais at\u00e9 tarefas de monitoramento e seguran\u00e7a, sem emiss\u00f5es nocivas.<\/p>\n\n\n\n

Viajando at\u00e9 60 dias \u00e0 base de hidrog\u00eanio<\/h2>\n\n\n\n

Em uma configura\u00e7\u00e3o de Navio de Superf\u00edcie Aut\u00f4nomo Mar\u00edtimo (MASS, na sigla em ingl\u00eas), o ve\u00edculo da Acua Ocean est\u00e1 sendo projetado para receber 6.000 litros de hidrog\u00eanio l\u00edquido. As estimativas da startup s\u00e3o de que a embarca\u00e7\u00e3o seja capaz de\u00a0viajar\u00a0entre 40 a 60 dias em uma velocidade de at\u00e9 7,4 km\/h (4 n\u00f3s).<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/a>
Imagem: Divulga\u00e7\u00e3o\/Acua Ocean<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Sua capacidade de carga \u00fatil \u00e9 de 4.500 kg, com o navio usando hidrog\u00eanio em vez de combust\u00edvel convencional e reduzindo as emiss\u00f5es de CO2 durante as opera\u00e7\u00f5es em 99%. Algo particularmente importante para os interesses brit\u00e2nicos no compromisso de mudan\u00e7a\u00a0clim\u00e1tica\u00a0da Estrat\u00e9gia Mar\u00edtima do Reino Unido para propuls\u00e3o de emiss\u00e3o zero at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em termos de design, a Acua Ocean destaca os trabalhos de John Kecsmar, da Ad Hoc Marine Designs. Por sua vez, a tecnologia de\u00a0automa\u00e7\u00e3o\u00a0oferece recursos como an\u00e1lise de dados, tomada de decis\u00f5es em tempo real, al\u00e9m de detec\u00e7\u00e3o de amea\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Os sistemas prot\u00f3tipos foram submetidos a testes de aceita\u00e7\u00e3o de f\u00e1brica no in\u00edcio deste ano, como parte de uma competi\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica do Reino Unido, e a startup continuou a desenvolver a automa\u00e7\u00e3o de seus sistemas de hidrog\u00eanio a\u00a0bordo\u00a0por meio de uma bolsa de inova\u00e7\u00e3o. Em seu planejamento, a Acua Ocean pretende iniciar outros testes para o prot\u00f3tipo em 2023, demonstra\u00e7\u00f5es de enxames em 2024 e implanta\u00e7\u00e3o at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Olhar Digital<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A brit\u00e2nica Acua Ocean, especializada em energia limpa\u00a0mar\u00edtima, est\u00e1\u00a0trabalhando\u00a0em um navio totalmente movido a hidrog\u00eanio. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":178253,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[3567,2187,4311],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/178252"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=178252"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/178252\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":178255,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/178252\/revisions\/178255"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/178253"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=178252"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=178252"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=178252"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}