{"id":178256,"date":"2022-06-29T08:53:30","date_gmt":"2022-06-29T11:53:30","guid":{"rendered":"https:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=178256"},"modified":"2022-06-29T08:53:36","modified_gmt":"2022-06-29T11:53:36","slug":"ue-concorda-em-banir-carros-a-combustao-em-2035","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2022\/06\/29\/178256-ue-concorda-em-banir-carros-a-combustao-em-2035.html","title":{"rendered":"UE concorda em banir carros a combust\u00e3o em 2035"},"content":{"rendered":"\n
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Ap\u00f3s mais de 16 horas de negocia\u00e7\u00f5es, ministros do Meio Ambiente do bloco fecham acordo sobre projetos de lei sobre o clima. Anunciadas pela Comiss\u00e3o Europeia em 2021, propostas ser\u00e3o negociadas com Parlamento Europeu.<\/p>\n\n\n\n

Os ministros do Meio Ambiente dos 27 Estados membros da Uni\u00e3o Europeia fecharam na madrugada desta quarta-feira (29\/06) um acordo para aprovar uma s\u00e9rie de medidas de combate \u00e0s mudan\u00e7as clim\u00e1ticas, ap\u00f3s mais de 16 horas de negocia\u00e7\u00f5es em Luxemburgo. As decis\u00f5es incluem o\u00a0fim da venda\u00a0, a\u00a0partir de 2035, de carros e ve\u00edculos comerciais leves novos movidos a combust\u00edveis f\u00f3sseis.<\/p>\n\n\n\n

Com base no\u00a0pacote “Fit for 55”\u00a0(Em forma para os 55) da Comiss\u00e3o Europeia, os ministros concordaram em resolu\u00e7\u00f5es\u00a0visando reduzir as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa do bloco em 55% at\u00e9 2030.<\/p>\n\n\n\n

O acordo sobre cinco leis propostas em junho do ano passado pela Comiss\u00e3o, bra\u00e7o executivo da UE, abre caminho para as negocia\u00e7\u00f5es finais com o Parlamento Europeu. Os legisladores da UE apoiam metas ambiciosas em todo o bloco, e a aprova\u00e7\u00e3o final do pacote legislativo exigir\u00e1 agora que o Parlamento resolva diverg\u00eancias com os governos nacionais da UE sobre v\u00e1rios detalhes. <\/p>\n\n\n\n

“Este constitui um grande desafio para nossa ind\u00fastria automobil\u00edstica”, reconheceu a ministra francesa da Transi\u00e7\u00e3o Ecol\u00f3gica, Agn\u00e8s Pannier-Runacher, que presidiu a reuni\u00e3o desta ter\u00e7a. Mas salientou tamb\u00e9m que esta \u00e9 uma “necessidade”, face \u00e0 concorr\u00eancia chinesa e americana, que t\u00eam apostado fortemente nos ve\u00edculos el\u00e9tricos, considerados o futuro da ind\u00fastria.<\/p>\n\n\n\n

Estas decis\u00f5es tomadas “com anteced\u00eancia” v\u00e3o, segundo a ministra, “permitir uma transi\u00e7\u00e3o planejada e acompanhada”.<\/p>\n\n\n\n

Porta aberta para outras tecnologias<\/h2>\n\n\n\n

A ind\u00fastria automobil\u00edstica europeia, que tem investido fortemente na eletrifica\u00e7\u00e3o do setor automobil\u00edstico, teme o impacto social de uma transi\u00e7\u00e3o muito r\u00e1pida.<\/p>\n\n\n\n

“A esmagadora maioria dos fabricantes de autom\u00f3veis escolheu ve\u00edculos el\u00e9tricos”, disse o vice-presidente da Comiss\u00e3o Europeia respons\u00e1vel pelo Green Deal, Frans Timmermans, em entrevista coletiva. Ele ele ressaltou, entretanto, que eles deixaram a porta aberta para outras tecnologias.<\/p>\n\n\n\n

A pedido de alguns pa\u00edses, como Alemanha e It\u00e1lia, os ministros concordaram em aceitar a futura admiss\u00e3o de tecnologias alternativas, como combust\u00edveis sint\u00e9ticos ou motores h\u00edbridos recarreg\u00e1veis, contanto que estes sejam de emiss\u00e3o neutra.<\/p>\n\n\n\n

“Emenda Ferrari”<\/h2>\n\n\n\n

Os ministros do Meio Ambiente tamb\u00e9m prorrogaram por cinco anos, at\u00e9 o final de 2035, as isen\u00e7\u00f5es de emiss\u00f5es concedidas aos fabricantes que produzem menos de 10 mil ve\u00edculos por ano. Esta cl\u00e1usula, muitas vezes chamada de “emenda Ferrari”, beneficiar\u00e1 particularmente as marcas de luxo.<\/p>\n\n\n\n

Outro ponto do acordo prev\u00ea a cria\u00e7\u00e3o de um “Fundo Social para o Clima” de 59 bilh\u00f5es de euros para proteger os cidad\u00e3os de baixa renda de qualquer aumento nos custos de energia causado pela pol\u00edtica de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Todos os pa\u00edses membros da UE poder\u00e3o apresentar propostas \u00e0 Comiss\u00e3o Europeia sobre como esse dinheiro pode ser gasto para ajudar a popula\u00e7\u00e3o mais vulner\u00e1vel, como tornar as casas mais eficientes em termos de energia no inverno ou subsidiar novos transportes com emiss\u00e3o zero.<\/p>\n\n\n\n

“A transi\u00e7\u00e3o para a energia renov\u00e1vel reduzir\u00e1 as contas a pagar, mas muitas pessoas precisar\u00e3o de algum apoio para chegar l\u00e1”, acrescentou Timmermans.<\/p>\n\n\n\n

Litu\u00e2nia, Let\u00f4nia e Pol\u00f4nia pressionaram por um fundo ainda maior, enquanto Finl\u00e2ndia, Dinamarca e Holanda \u2013 pa\u00edses mais ricos que contribuiriam mais para o fundo do que receberiam dele \u2013 pediram que este seja menor.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Deutsche Welle<\/p>\n\n\n\n

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