Em um grupo ass\u00edncrono, os flashes individuais se espalham aleatoriamente ao longo do tempo. Em um grupo s\u00edncrono, os flashes se agrupam em instantes espec\u00edficos. Em um estado de quimera, um grupo menor pisca em sua pr\u00f3pria batida, mantendo um atraso do grupo principal sincronizado. Ele aparece como picos menores entre os picos principais. Fonte: Raphael Sarfati.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nA sincronia se manifesta nos dados na forma de picos agudos no gr\u00e1fico do n\u00famero de flashes ao longo do tempo. Esses picos indicam que a maioria dos flashes ocorre no mesmo instante. Quando n\u00e3o o fazem, o tra\u00e7o parece irregular, como rabiscos. Em nossos enredos, primeiro n\u00e3o vi nada al\u00e9m do padr\u00e3o perfeito de sincronia impec\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n
Acontece que a quimera estava escondida \u00e0 vista de todos, mas eu tive que vagar mais pelos dados para encontr\u00e1-la. L\u00e1, entre os picos do coro leve, alguns picos mais curtos indicavam fac\u00e7\u00f5es menores em sincronia entre si, mas n\u00e3o com o grupo principal. Eu os chamei de \u201cpersonagens\u201d. Juntamente com o refr\u00e3o sincronizado, esses personagens incongruentes comp\u00f5em a quimera.<\/p>\n\n\n\n
Como no antigo teatro grego, o coro define o pano de fundo enquanto os personagens criam a a\u00e7\u00e3o. Os dois grupos est\u00e3o interligados, percorrendo o mesmo palco, como revelamos a partir da reconstru\u00e7\u00e3o tridimensional do enxame. Apesar da divis\u00e3o em seu ritmo, suas din\u00e2micas espaciais parecem indistingu\u00edveis. Os personagens n\u00e3o parecem se reunir ou seguir um ao outro.<\/p>\n\n\n\n
Essa auto-organiza\u00e7\u00e3o inesperadamente misturada levanta ainda mais quest\u00f5es. Os personagens do enxame decidem conscientemente se separar, talvez para sinalizar sua emancipa\u00e7\u00e3o? Ou eles se encontram espontaneamente presos fora do ritmo? As descobertas matem\u00e1ticas podem esclarecer a din\u00e2mica social em jogo entre os besouros luminosos?<\/p>\n\n\n\n
Ao contr\u00e1rio dos osciladores abstratos em equa\u00e7\u00f5es matem\u00e1ticas, os vaga-lumes s\u00e3o seres cognitivos. Eles incorporam informa\u00e7\u00f5es sensoriais complexas e as processam por meio de um canal de tomada de decis\u00e3o. Eles tamb\u00e9m est\u00e3o constantemente em movimento, formando e quebrando la\u00e7os visuais com seus pares. Modelos matem\u00e1ticos simplificados ainda n\u00e3o capturam essas complexidades.<\/p>\n\n\n\n
Na floresta silenciosa, os flashes sincronizados e suas contrapartes dissonantes podem ter iluminado um tesouro de novas quimeras para os matem\u00e1ticos e os f\u00edsicos perseguirem.<\/p>\n\n\n\n
Fonte: The Conversation \/ Raphael Sarfati
Tradu\u00e7\u00e3o: Reda\u00e7\u00e3o Ambientebrasil \/ Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em ingl\u00eas acesse:<\/em> https:\/\/theconversation.com\/synchrony-with-chaos-blinking-lights-of-a-firefly-swarm-embody-in-nature-what-mathematics-predicted-193984<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"A sincronia \u00e9 onipresente em todo o universo. Mas as equa\u00e7\u00f5es dos f\u00edsicos previram que tamb\u00e9m poderia haver exce\u00e7\u00f5es err\u00e1ticas marchando em seu pr\u00f3prio ritmo. Agora, elas foram vistas em enxames de vaga-lumes. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":180736,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4132],"tags":[5262,4837,5320,5319,5321,4294],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/180673"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=180673"}],"version-history":[{"count":24,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/180673\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":180737,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/180673\/revisions\/180737"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/180736"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=180673"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=180673"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=180673"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}