{"id":19359,"date":"2005-05-31T00:00:00","date_gmt":"2005-05-31T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2005-05-31T00:00:00","modified_gmt":"2005-05-31T00:00:00","slug":"ambientalistas-criticam-obras-em-canal-no-rio-de-janeiro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2005\/05\/31\/19359-ambientalistas-criticam-obras-em-canal-no-rio-de-janeiro.html","title":{"rendered":"Ambientalistas criticam obras em canal no Rio de Janeiro"},"content":{"rendered":"

Ambientalistas, sindicalistas, pescadores e maricultores de Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, v\u00e3o entregar uma carta-manifesto ao secret\u00e1rio nacional da Pesca, Jos\u00e9 Fritsch , pedindo que todo o material retirado da dragagem do canal do estaleiro Brasfels – onde est\u00e1 sendo constru\u00edda a Plataforma P-52 da Petrobras – seja depositado a 31 milhas da Ilha dos Meros, na Ba\u00eda da Ilha Grande. <\/p>\n

Os manifestantes alegam que o estudo de impacto ambiental, feito pela Ecology do Brasil, indica a presen\u00e7a de produtos qu\u00edmicos e cancer\u00edgenos no solo marinho acima dos n\u00edveis permitidos pelo Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, o que colocaria em risco a fauna e a flora aqu\u00e1tica da regi\u00e3o. <\/p>\n

Prevista para come\u00e7ar dia 1\u00ba de agosto e durar quatro meses, a obra vai remover 520 mil metros de sedimenta\u00e7\u00e3o (areia, silte e argila), o equivalente a 628 hectares de solo marinho ou a uma \u00e1rea em terra firme de 6,28 milh\u00f5es de metros quadrados. A dragagem ter\u00e1 um quil\u00f4metro de extens\u00e3o, 200 metros de largura e 2,25m de profundidade, para permitir que a P-52 retorne ao estaleiro j\u00e1 com o casco, que est\u00e1 sendo feito em Cingapura, para entrar na \u00faltima fase de constru\u00e7\u00e3o. <\/p>\n

A carta-manifesto ser\u00e1 entregue dia 9 de junho, quando o representante do governo federal visitar\u00e1 as duas cidades para tratar da cess\u00e3o de terrenos das Docas do Rio de Janeiro para os terminais pesqueiros da regi\u00e3o. Os organizadores preparam uma barqueata com o objetivo de chamar a aten\u00e7\u00e3o dos moradores sobre os riscos da remo\u00e7\u00e3o do material. <\/p>\n

“N\u00e3o estamos contra a dragagem, necess\u00e1ria para gerar empregos na fase final de constru\u00e7\u00e3o da plataforma, mas somos contra o dep\u00f3sito da sedimenta\u00e7\u00e3o na Ba\u00eda de Ilha Grande. At\u00e9 porque o impacto ser\u00e1 imediato porque vai formar uma mancha e escurecer a \u00e1gua, mexendo diretamente na cadeia alimentar”, observa o bi\u00f3logo Jo\u00e3o Vital, coordenador do Ber\u00e7\u00e1rio Marinho da Marina Verolme, que fica a 200 metros de dist\u00e2ncia do estaleiro Brasfels. Segundo o bi\u00f3logo, o ber\u00e7\u00e1rio vai desaparecer se o material for depositado nas \u00e1guas da ba\u00eda. <\/p>\n

O estudo de impacto ambiental indica dois locais para depositar o material. O primeiro a 12 milhas de dist\u00e2ncia do estaleiro Brasfels e, o outro, a 26 milhas. O presidente do Sindicato dos Ocean\u00f3grafos de Angra dos Reis, J\u00falio Avelar, elaborou um parecer a pedido do Sindicato dos Armadores de Pesca de Angra dos Reis. <\/p>\n

“Por precau\u00e7\u00e3o e para evitar maiores danos ao ecossistema, constatamos que o melhor seria depositar o material a 31 milhas de dist\u00e2ncia e n\u00e3o 26 como o previsto. N\u00e3o concordamos com o dep\u00f3sito na Ba\u00eda da Ilha Grande”, observa. (Ricardo Albuquerque\/ JB Online)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Ambientalistas, sindicalistas, pescadores e maricultores de Angra dos Reis e Paraty alegam que o estudo de impacto ambiental feito no canal do estaleiro Brasfels, na Ba\u00eda de Ilha Grande, indica a presen\u00e7a de produtos qu\u00edmicos e cancer\u00edgenos no solo marinho acima dos n\u00edveis permitidos pelo Conama. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[78],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19359"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=19359"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19359\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=19359"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=19359"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=19359"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}