{"id":24391,"date":"2006-04-27T00:00:00","date_gmt":"2006-04-27T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2006-04-27T00:00:00","modified_gmt":"2006-04-27T00:00:00","slug":"jovens-percorrerao-a-regiao-amazonica-durante-34-dias","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2006\/04\/27\/24391-jovens-percorrerao-a-regiao-amazonica-durante-34-dias.html","title":{"rendered":"Jovens percorrer\u00e3o a regi\u00e3o Amaz\u00f4nica durante 34 dias"},"content":{"rendered":"
A OTCA – Organiza\u00e7\u00e3o do Tratado de Coopera\u00e7\u00e3o Amaz\u00f4nica levar\u00e1 45 estudantes do Brasil, Bol\u00edvia, Col\u00f4mbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e, tamb\u00e9m, da Guiana Francesa, para conhecerem a mesma rota da expedi\u00e7\u00e3o comandada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do rio Amazonas, nos anos de 1541 e 1542. O projeto “Conhecendo a Amaz\u00f4nia – A OTCA e a Juventude – Caminhos de Orellana” inicia a viagem no pr\u00f3ximo dia 24 de junho em Quito, no Equador, e encerra dia 27 de julho, em Bras\u00edlia, Brasil.<\/p>\n
Os expedicion\u00e1rios, acompanhados por 27 professores e profissionais das mais diversas \u00e1reas, percorrer\u00e3o o trajeto feito pelo explorador espanhol, da capital equatoriana at\u00e9 Bel\u00e9m do Par\u00e1. Al\u00e9m do Equador e Brasil, passar\u00e3o por Peru e Col\u00f4mbia. <\/p>\n
O objetivo da OTCA \u00e9 proporcionar aos jovens uma experi\u00eancia humana sobre a Amaz\u00f4nia, de forma que possam conhec\u00ea-la de perto, entender seus problemas e se envolver com o futuro da regi\u00e3o, o que ser\u00e1 de grande utilidade em futuras tarefas como l\u00edderes comunit\u00e1rios, homens e mulheres de neg\u00f3cios, governantes, t\u00e9cnicos, funcion\u00e1rios p\u00fablicos, entre outros. <\/p>\n
Diariamente, os expedicion\u00e1rios ter\u00e3o oficinas e palestras sobre temas como a hist\u00f3ria da regi\u00e3o, sua ocupa\u00e7\u00e3o, os problemas atuais da popula\u00e7\u00e3o rural e urbana, a especificidade dos povos ind\u00edgenas e ribeirinhos, as quest\u00f5es ecol\u00f3gicas, culminando com discuss\u00f5es sobre as alternativas para a sustentabilidade do espa\u00e7o amaz\u00f4nico. <\/p>\n
Coordenador Executivo da expedi\u00e7\u00e3o, o consultor em desenvolvimento sustent\u00e1vel e ecoturismo da OTCA, Aldenir Paraguass\u00fa, explica que os estudantes utilizar\u00e3o programas de computa\u00e7\u00e3o, nos quais poder\u00e3o incluir suas impress\u00f5es sobre a viagem. Os alunos tamb\u00e9m ter\u00e3o cadernos para fazer anota\u00e7\u00f5es e equipamentos para a produ\u00e7\u00e3o de imagens, al\u00e9m de uma biblioteca com livros e v\u00eddeos sobre da Amaz\u00f4nia. “Esses ser\u00e3o os cen\u00e1rios que despertar\u00e3o a curiosidade dos estudantes. E qualquer coisa que observarem, eles ter\u00e3o sempre um especialista para consultar e responder \u00e0s quest\u00f5es que formularem”, diz.<\/p>\n
Ao final da viagem, todo o material produzido por estudantes e professores ser\u00e1 transformado em produtos como videoclipes, programas para televis\u00e3o, CD-ROMs, livros, artigos e outros. “De acordo com a riqueza do material, veremos qual o universo de produtos que faremos, mas esses s\u00e3o alguns que visualizamos hoje”, enfatiza Paraguass\u00fa.<\/p>\n
Como participar – <\/b>Para que os alunos possam participar da sele\u00e7\u00e3o do projeto, as institui\u00e7\u00f5es educativas devem se inscrever no Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o de cada pa\u00eds. Cada estabelecimento educativo dever\u00e1 criar um conselho de professores para julgar os trabalhos que, obrigatoriamente, devem ser produzidos na sala de aula, sob supervis\u00e3o dos professores. O tema principal das reda\u00e7\u00f5es ser\u00e1 a Amaz\u00f4nia.<\/p>\n
Os trabalhos selecionados pelas institui\u00e7\u00f5es educativas ser\u00e3o enviados para o Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o do respectivo pa\u00eds, que escolher\u00e1 as cinco melhores reda\u00e7\u00f5es e as enviar\u00e1 \u00e0 OTCA, anexando os seguintes documentos: fotoc\u00f3pia da carteira de identidade, ficha m\u00e9dica completa, autoriza\u00e7\u00e3o dos pais ou representante legal com assinatura reconhecida em cart\u00f3rio, nome do estabelecimento educativo, do diretor e dos professores que participam do projeto, especificando a fun\u00e7\u00e3o de cada um. (MMA)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
O projeto “Conhecendo a Amaz\u00f4nia – A OTCA e a Juventude – Caminhos de Orellana” inicia a viagem no pr\u00f3ximo dia 24 de junho em Quito, no Equador, e encerra dia 27 de julho, em Bras\u00edlia, Brasil. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[32],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24391"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=24391"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24391\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=24391"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=24391"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=24391"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}