{"id":29219,"date":"2007-01-31T00:00:00","date_gmt":"2007-01-31T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2007-01-31T00:00:00","modified_gmt":"2007-01-31T00:00:00","slug":"mma-atua-na-formacao-de-extensionistas-como-educadores-agroflorestais-do-cerrado","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2007\/01\/31\/29219-mma-atua-na-formacao-de-extensionistas-como-educadores-agroflorestais-do-cerrado.html","title":{"rendered":"MMA atua na forma\u00e7\u00e3o de extensionistas como educadores agroflorestais do cerrado"},"content":{"rendered":"

Encontra-se em desenvolvimento o segundo m\u00f3dulo do curso Forma\u00e7\u00e3o de Extensionistas como Educadores Agro-florestais do Cerrado. A iniciativa \u00e9 uma parceria da Diretoria de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do Minist\u00e9rio do Meio Ambiente e o Departamento de Assist\u00eancia T\u00e9cnica e Extens\u00e3o Rural do Minist\u00e9rio do Desenvolvimento Agr\u00e1rio. Participam 40 t\u00e9cnicos extensionistas e educadores ambientais de 12 estados do Cerrado: Bahia, Maranh\u00e3o, Par\u00e1, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goi\u00e1s, Distrito Federal, Minas Gerais, S\u00e3o Paulo e Paran\u00e1. <\/p>\n

Ao todo, s\u00e3o dezesseis mulheres e 24 homens atuando em \u00f3rg\u00e3os estaduais de assist\u00eancia t\u00e9cnica e de extens\u00e3o rural; em prefeituras municipais; cooperativas que atuam em projetos assentamento; institutos; organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais; federa\u00e7\u00e3o e sindicato de trabalhadores. O primeiro m\u00f3dulo do curso foi realizado em Alto Para\u00edso de Goi\u00e1s (GO), em novembro de 2006. Foram 40 horas presenciais, nas quais se abordou os temas: Conflitos socioambientais no Cerrado; Din\u00e2mica e funcionamento desse Bioma; Sustentabilidade; Agro-extrativismo; Conceitos em agroecologia e agroflorestas; Reflex\u00e3o sobre a atua\u00e7\u00e3o do extensionista como educador agro-florestal do Cerrado. <\/p>\n

No segundo m\u00f3dulo, os participantes est\u00e3o formulando e desenvolvendo seus projetos de interven\u00e7\u00e3o educacional, sob orienta\u00e7\u00e3o de servidores do MMA, do Minist\u00e9rio do Desenvolvimento Agr\u00e1rio, do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renov\u00e1veis, do Incra – Instituto de Coloniza\u00e7\u00e3o e Reforma Agr\u00e1ria e da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu\u00e1ria. <\/p>\n

“Os trabalhos de interven\u00e7\u00e3o se constituem num dos principais, eixos de aprendizagem dos participantes, por meio do qual associam teoria e pr\u00e1tica com a\u00e7\u00f5es concretas e constroem conhecimento a partir de suas realidades profissionais”, disse Maur\u00edcio Marcon, assessor t\u00e9cnico da Dipro – Diretoria de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental. O curso est\u00e1 sendo desenvolvido junto a assentados de reforma agr\u00e1ria, grupos de jovens, grupos de mulheres, comunidades ind\u00edgenas, comunidades quilombolas, escolas agrot\u00e9cnicas, escolas fam\u00edlia agr\u00edcolas, e conselhos municipais.<\/p>\n

Entre as “cadeiras” ensinadas, est\u00e3o: mobiliza\u00e7\u00e3o social; Implementa\u00e7\u00e3o de Agroflorestas com fins de Seguran\u00e7a Alimentar, Gera\u00e7\u00e3o de Renda e\/ou Recupera\u00e7\u00e3o Ambiental de \u00c1reas de Preserva\u00e7\u00e3o Permanente (APPs) e reservas legais (RL); implementa\u00e7\u00e3o de quintais agro-florestais; mapeamento de experi\u00eancias; articula\u00e7\u00e3o institucional em prol do desenvolvimento rural sustent\u00e1vel; produ\u00e7\u00e3o de indicadores, monitoramento e avalia\u00e7\u00e3o de agroflorestas e de programas educacionais; agro-extrativismo e beneficiamento de frutos do Cerrado como Baru e Buriti.<\/p>\n

Como suporte para essa aprendizagem est\u00e1 sendo feito uso da plataforma a dist\u00e2ncia e-ProInfo, do Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o, que possibilita a intera\u00e7\u00e3o entre cursistas, orientadores e docentes, por meio das ferramentas bate-papo, f\u00f3rum e bibliotecas virtuais. No F\u00f3rum, est\u00e3o sendo discutidos assuntos como: adequa\u00e7\u00e3o ambiental e o uso de agroflorestas para recupera\u00e7\u00e3o de APPs e RLs; aspectos econ\u00f4micos das agroflorestas; sucess\u00e3o vegetal; o papel educador do extensionista rural; e conflitos socioambientais no Cerrado.<\/p>\n

O terceiro m\u00f3dulo ser\u00e1 presencial e ocorrer\u00e1 em mar\u00e7o, quando ser\u00e3o aprofundados temas de interesse dos participantes, que est\u00e3o sendo produzidos sobre suas pr\u00e1ticas de interven\u00e7\u00e3o; ser\u00e1 “trabalhada” a organiza\u00e7\u00e3o da rede de extensionistas e agricultores educadores agro-florestais do Cerrado, na perspectiva de organizar a continuidade e a amplia\u00e7\u00e3o desse processo formativo. (MMA)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Participam 40 t\u00e9cnicos extensionistas e educadores ambientais de 12 estados do Cerrado: Bahia, Maranh\u00e3o, Par\u00e1, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goi\u00e1s, Distrito Federal, Minas Gerais, S\u00e3o Paulo e Paran\u00e1. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[31],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29219"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=29219"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29219\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=29219"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=29219"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=29219"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}