{"id":31367,"date":"2007-05-25T00:00:00","date_gmt":"2007-05-25T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2007-05-25T00:00:00","modified_gmt":"2007-05-25T00:00:00","slug":"inspecao-ecologica-de-veiculos-em-sao-paulo-sera-gratuita-diz-kassab","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2007\/05\/25\/31367-inspecao-ecologica-de-veiculos-em-sao-paulo-sera-gratuita-diz-kassab.html","title":{"rendered":"Inspe\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica de ve\u00edculos em S\u00e3o Paulo, ser\u00e1 gratuita, diz Kassab"},"content":{"rendered":"
Ap\u00f3s anunciar que os 5,6 milh\u00f5es de ve\u00edculos da cidade de S\u00e3o Paulo devem passar por uma inspe\u00e7\u00e3o veicular ambiental, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou, em entrevista exclusiva \u00e0 R\u00e1dio Eldorado, nesta quinta-feira (24), que a inspe\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica de ve\u00edculos ser\u00e1 gratuita e passar\u00e1 a valer ainda este ano.<\/p>\n

A proposta, que j\u00e1 causou pol\u00eamica em 1995, quando o ex-prefeito Paulo Maluf resolveu determin\u00e1-la por lei municipal, ser\u00e1 retomada pelo prefeito Gilberto Kassab na segunda fase do programa Cidade Limpa. “A \u00fanica maneira de combater essa polui\u00e7\u00e3o \u00e9 a fiscaliza\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos. O ve\u00edculo que est\u00e1 poluindo voc\u00ea coloca um catalisador e diminui a emiss\u00e3o de poluentes. Quem n\u00e3o respeita \u00e9 multado”, afirma o prefeito.<\/p>\n

Nesta quinta-feira, Kassab anunciou a primeira fase da an\u00e1lise ecol\u00f3gica: os 3 mil \u00f4nibus fretados que circulam pela Capital passar\u00e3o pela vistoria, que ser\u00e1 feita por meio de um conv\u00eanio com o programa Conpet da Petrobr\u00e1s. O ponto mais pol\u00eamico da fiscaliza\u00e7\u00e3o era justamente o custo da opera\u00e7\u00e3o, que pode ser absorvido pela Prefeitura. “N\u00e3o ser\u00e1 cobrado pela fiscaliza\u00e7\u00e3o. Temos de encontrar um modelo que se sustente sozinho”, afirmou.<\/p>\n

A Prefeitura j\u00e1 concluiu o estudo jur\u00eddico para fazer a vistoria em toda a frota. A discuss\u00e3o sobre a legalidade dessa inspe\u00e7\u00e3o data do novo C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito Brasileiro, de 1997, que determinou responsabilidade estadual para o assunto. Mas uma lei de 2001 abre uma brecha para que a Capital paulista assuma a responsabilidade. A polui\u00e7\u00e3o dos carros equivale a tr\u00eas cigarros por dia. Os organismos que fiscalizam o meio ambiente dizem que s\u00f3 por causa da polui\u00e7\u00e3o, nossas crian\u00e7as v\u00e3o viver um ano e meio a menos. Ou S\u00e3o Paulo vence ou a polui\u00e7\u00e3o vence”, diz Kassab.<\/p>\n

A avalia\u00e7\u00e3o da emiss\u00e3o e a conseq\u00fcente adequa\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel, caminh\u00e3o, \u00f4nibus, moto ou outro ve\u00edculo aos limites fixados por lei podem reduzir em at\u00e9 30% a emiss\u00e3o de gases. A Prefeitura tenta implementar a inspe\u00e7\u00e3o ambiental veicular na Capital h\u00e1 12 anos, desde 1995.<\/p>\n

A licita\u00e7\u00e3o realizada naquele ano, vencida pela empresa Controlar, teve seu resultado bloqueado por recurso na Justi\u00e7a, pedido pelo PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, Idec – pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e por v\u00e1rios vereadores.<\/p>\n

Pela lei municipal n\u00ba 11.733, de 27 de mar\u00e7o de 1995, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente \u00e9 a respons\u00e1vel pela concorr\u00eancia p\u00fablica e pela fiscaliza\u00e7\u00e3o da presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os da concession\u00e1ria vencedora da licita\u00e7\u00e3o. A empresa deve repassar aos cofres municipais, todo m\u00eas, 6% do produto arrecadado com a inspe\u00e7\u00e3o. (Estad\u00e3o Online)\n<\/p><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O prefeito de S\u00e3o Paulo, Gilberto Kassab, promete endurecer contra polui\u00e7\u00e3o. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[91],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31367"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=31367"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31367\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=31367"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=31367"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=31367"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}