{"id":35020,"date":"2007-11-30T00:00:00","date_gmt":"2007-11-30T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2007-11-30T00:00:00","modified_gmt":"2007-11-30T00:00:00","slug":"jogos-indigenas-representam-oportunidade-para-tribos-resgatarem-raizes","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2007\/11\/30\/35020-jogos-indigenas-representam-oportunidade-para-tribos-resgatarem-raizes.html","title":{"rendered":"Jogos ind\u00edgenas representam oportunidade para tribos resgatarem ra\u00edzes"},"content":{"rendered":"
Al\u00e9m da competi\u00e7\u00e3o esportiva, os Jogos dos Povos Ind\u00edgenas, cuja edi\u00e7\u00e3o atual est\u00e1 sendo realizada em Olinda (PE), representa uma oportunidade de resgate das ra\u00edzes culturais. A avalia\u00e7\u00e3o \u00e9 do dirigente do Comit\u00ea Intertribal \u2013 Mem\u00f3ria e Ci\u00eancia Ind\u00edgena, Marcos Terena.<\/p>\n

\u201cN\u00e3o se trata apenas de competi\u00e7\u00f5es de \u00edndio contra \u00edndio. Por reunir v\u00e1rias etnias (44 nesta edi\u00e7\u00e3o)], os Jogos s\u00e3o uma possibilidade de os povos observarem como os outros mant\u00eam a cultura tradicional e buscarem fazer o mesmo\u201d, explica Terena. \u201cMuitos voltam para as aldeias com vontade de recuperar festas, cantos e os pr\u00f3prios esportes.\u201d<\/p>\n

Entre os \u00edndios que perderam costumes e tradi\u00e7\u00f5es, est\u00e1 o povo Patax\u00f3. Eles vivem em 25 aldeias na Bahia, em Minas Gerais e no Esp\u00edrito Santo. Com a ajuda de antrop\u00f3logos e ling\u00fcistas, encontros entre as aldeias buscam resgatar a tradi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\u201cNas festas das aldeias v\u00e3o os velhos, os professores, pesquisadores da pintura, de m\u00fasicas antigas e dos rituais\u201d, diz o jovem l\u00edder Raoni Patax\u00f3. \u201cTentamos recuperar o que foi perdido h\u00e1 muito tempo\u201d, disse Raoni, ao citar como exemplo o idioma Patxoh\u00e3e, que tem influ\u00eancia l\u00ednguas de outros povos como os Maxacali.<\/p>\n

Segundo ele, seu povo perdeu a identidade com a coloniza\u00e7\u00e3o \u2013 quando foram dizimados por doen\u00e7as e proibidos de falar a l\u00edngua nativa e de praticar rituais. O processo, segundo ele, mant\u00e9m-se nos dias atuais por causa de mortes decorrentes de conflitos pela posse da terra, que n\u00e3o \u00e9 demarcada. \u201cIsso tudo representa uma perda muito grande\u201d, avalia Raoni.<\/p>\n

Na antropologia, a recupera\u00e7\u00e3o da cultura, processo pelo qual passa o povo Patax\u00f3, \u00e9 chamada de ressurgimento. Nesta fase, eles buscam definir a identidade, com base em elementos hist\u00f3ricos pr\u00f3prios e da imagem do \u00edndio na sociedade e em outras culturas ind\u00edgenas.<\/p>\n

\u201cCom a miscigena\u00e7\u00e3o e toda a viol\u00eancia que sofreram, os \u00edndios do Nordeste precisam dialogar com as outras sociedades ind\u00edgenas para serem aceitos dentro do cen\u00e1rio nacional\u201d, explica o antrop\u00f3logo Thiago Garcia, da Coordena\u00e7\u00e3o de Educa\u00e7\u00e3o Escolar Ind\u00edgena do Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o, que acompanha iniciativas como a dos Patax\u00f3.<\/p>\n

O interc\u00e2mbio com outras culturas ind\u00edgenas, no entanto, \u00e0s vezes pode provocar inc\u00f4modos. Alguns povos ind\u00edgenas consideram que alguns rituais s\u00e3o \u201capropria\u00e7\u00f5es\u201d de outras culturas. \u201cO Xingu mostrava a cultura bonita para os parentes e imitavam nossa pintura\u201d, diz o velho Jakalo, l\u00edder do povo Kuikuro. \u201cHoje eles est\u00e3o voltando a ter a cultura deles. Ent\u00e3o fica tudo bem.\u201d (Ag\u00eancia Brasil<\/em>)\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A avalia\u00e7\u00e3o \u00e9 do dirigente do Comit\u00ea Intertribal \u2013 Mem\u00f3ria e Ci\u00eancia Ind\u00edgena, Marcos Terena. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[25],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35020"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=35020"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35020\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=35020"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=35020"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=35020"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}