{"id":35496,"date":"2007-12-24T00:00:00","date_gmt":"2007-12-24T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2007-12-24T00:00:00","modified_gmt":"2007-12-24T00:00:00","slug":"ue-quer-reduzir-emissoes-de-co2-de-acordo-com-peso-dos-carros","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2007\/12\/24\/35496-ue-quer-reduzir-emissoes-de-co2-de-acordo-com-peso-dos-carros.html","title":{"rendered":"UE quer reduzir emiss\u00f5es de CO2 de acordo com peso dos carros"},"content":{"rendered":"

A Comiss\u00e3o europ\u00e9ia – \u00f3rg\u00e3o executivo da Uni\u00e3o Europ\u00e9ia (UE) – prop\u00f4s metas de redu\u00e7\u00e3o de CO2 para os carros em fun\u00e7\u00e3o do peso. De acordo com a meta fixada pela UE em fevereiro, os carros novos vendidos na Europa em 2012 devem emitir em m\u00e9dia 120 gramas de CO2 por quil\u00f4metro, contra aproximadamente 160 gramas atualmente. <\/p>\n

Os pr\u00f3prios construtores dever\u00e3o reduzir as emiss\u00f5es dos motores a 130 gramas e as outras dez gramas devem ser evitadas com melhora dos pneus, sistemas de climatiza\u00e7\u00e3o mais econ\u00f4micos, ado\u00e7\u00e3o de indicadores de mudan\u00e7a de velocidade ou aumento do uso de biocombust\u00edveis. <\/p>\n

A meta de 130 gramas, no entanto, \u00e9 apenas uma m\u00e9dia para o conjunto do parque automobil\u00edstico. O debate op\u00f5e os pa\u00edses produtores de pequenos carros, menos poluentes (Fran\u00e7a, It\u00e1lia, Espanha, Rom\u00eania), apoiados pelos pa\u00edses sem produ\u00e7\u00e3o industrial (Holanda), aos produtores de grandes autom\u00f3veis – como os modelos 4X4 – e carros esportivos mais poluentes (Alemanha e Su\u00e9cia). <\/p>\n

Segundo estudo da ONG “Transporte e Meio Ambiente”, os motoristas franceses e italianos (PSA, Renault, Fiat) emitiram 144 gramas em m\u00e9dia em 2006, contra 173 gramas para os alem\u00e3es (BMW, Volkswagen, DaimlerChrysler). <\/p>\n

Al\u00e9m disso, enquanto os primeiros reduziram suas emiss\u00f5es em 1,6% entre 2005 e 2006, s\u00f3 a Daimler aumentou as suas em 2,8%, o que leva os franceses a alegar que os alem\u00e3es devem fazer mais esfor\u00e7os. <\/p>\n

“Ningu\u00e9m quer matar a Porsche ou a Mercedes, mas elas devem fazer um esfor\u00e7o maior. \u00c9 mais f\u00e1cil reduzir um grama num carro que produz bastante CO2 e repassar o custo num ve\u00edculo de 200 mil euros”, disse uma fonte ligada ao caso. <\/p>\n

Mas, segundo fontes europ\u00e9ias, a comiss\u00e3o propor\u00e1 metas diferenciadas em fun\u00e7\u00e3o dos pesos dos carros, como queriam os construtores alem\u00e3es, em vez de outros par\u00e2metros t\u00e9cnicos como a dist\u00e2ncia entre os eixos no ve\u00edculo. <\/p>\n

“O peso \u00e9 o m\u00e9todo mais simples de ser adotado”, segundo Sigrid de Vries, da Acea (Associa\u00e7\u00e3o Europ\u00e9ia de Fabricantes de Carros, na sigla em ingl\u00eas). Ao contr\u00e1rio, para Jos Dings da “Transporte e Meio Ambiente”, o crit\u00e9rio \u00e9 “contraproducente”. “Os construtores fracassaram em reduzir o peso dos modelos e o consumo de combust\u00edvel n\u00e3o diminuiu”, destacou. <\/p>\n

Ainda faltar\u00e1 tra\u00e7ar esta curva que determinar\u00e1 a meta de emiss\u00e3o de CO2 de acordo com o peso dos ve\u00edculos. <\/p>\n

Outro ponto a ser discutido: as multas que ser\u00e3o aplicadas aos construtores que n\u00e3o atingirem suas metas em 2012. “Se os construtores n\u00e3o respeitarem o valor limite, ter\u00e3o de pagar uma multa. Caso contr\u00e1rio, o sistema n\u00e3o ter\u00e1 credibilidade”, advertiu o presidente da Comiss\u00e3o europ\u00e9ia, Jos\u00e9 Manuel Barroso. H\u00e1 rumores de diversas tarifas circulando no mercado, de 30 a 90 euros por grama de CO2 por ve\u00edculo vendido. <\/p>\n

A id\u00e9ia seria aplicar penas progressivas a partir de 2012. Mas os franceses querem tamb\u00e9m um pre\u00e7o do grama diferenciado em fun\u00e7\u00e3o do n\u00edvel das emiss\u00f5es e do n\u00famero de ve\u00edculos vendidos. <\/p>\n

Esses pontos s\u00f3 ser\u00e3o definidos na reuni\u00e3o dos comiss\u00e1rios de 19 de dezembro. O encontro ser\u00e1 apenas o in\u00edcio de um processo legislativo. Em seguida, a proposta dever\u00e1 ser adotada em comum acordo pelo Parlamento Europeu e o Conselho dos ministros da UE.
\n(Fonte: Folha Online)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Conforme meta fixada pela UE em fevereiro, carros novos vendidos na Europa em 2012 devem emitir em m\u00e9dia 120 gramas de CO2 por quil\u00f4metro. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[46],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35496"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=35496"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35496\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=35496"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=35496"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=35496"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}