{"id":41645,"date":"2008-10-31T00:00:00","date_gmt":"2008-10-31T00:00:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2008-10-31T00:00:00","modified_gmt":"2008-10-31T00:00:00","slug":"governo-recua-e-autoriza-diesel-com-1800-ppm-de-enxofre","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2008\/10\/31\/41645-governo-recua-e-autoriza-diesel-com-1800-ppm-de-enxofre.html","title":{"rendered":"Governo recua e autoriza diesel com 1.800 ppm de enxofre"},"content":{"rendered":"
A partir 1\u00ba de janeiro de 2009, passa a ser obrigat\u00f3ria a utiliza\u00e7\u00e3o do diesel S50 – com 50 partes por milh\u00e3o de enxofre – somente nas frotas cativas de \u00f4nibus urbanos dos munic\u00edpios de S\u00e3o Paulo e Rio de Janeiro, e n\u00e3o em todos os ve\u00edculos diesel de todo o Pa\u00eds, como previa resolu\u00e7\u00e3o do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de 2002. A ind\u00fastria automobil\u00edstica e a Petrobr\u00e1s alegam que n\u00e3o tiveram tempo de se adaptar \u00e0 nova norma. J\u00e1 o diesel usado nas demais frotas nacionais poder\u00e1 ter at\u00e9 1.800 ppm de enxofre, ante os 2.000 ppm atuais.<\/p>\n

Com o novo acordo, s\u00f3 a partir de 2011 que a obriga\u00e7\u00e3o passar\u00e1 a valer de forma mais ampla, e ainda assim apenas para as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e para as regi\u00f5es metropolitanas de S\u00e3o Paulo, da Baixada Santista, Campinas, S\u00e3o Jos\u00e9 dos Campos e Rio de Janeiro.<\/p>\n

A decis\u00e3o \u00e9 parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado na madrugada desta quinta-feira, 30, na presen\u00e7a do Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), entre o governo federal e representantes da Petrobr\u00e1s, da Fecombust\u00edvel, da Ag\u00eancia Nacional de Petr\u00f3leo (ANP), do governo do Estado de S\u00e3o Paulo, da Anfavea e das montadoras de motores.<\/p>\n

O ajustamento de conduta teve de ser fechado como parte das compensa\u00e7\u00f5es pelo descumprimento da resolu\u00e7\u00e3o original.<\/p>\n

Pelo acordo firmado, a Petrobr\u00e1s, a partir de 1\u00ba de janeiro do pr\u00f3ximo ano, substituir\u00e1 totalmente a oferta do diesel atualmente utilizado, com 2 mil partes por milh\u00e3o (ppm) de enxofre, por um novo diesel que conter\u00e1 1.800 ppm. E a partir de janeiro de 2014, ser\u00e1 totalmente substitu\u00edda a oferta de diesel com 1800 ppm de enxofre por um com 500 ppm.<\/p>\n

Os fabricantes de ve\u00edculos dever\u00e3o apresentar at\u00e9 2012 relat\u00f3rio de valores das emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono e de alde\u00eddos totais dos ve\u00edculos pesados a diesel. Tamb\u00e9m dever\u00e3o atender aos novos limites m\u00e1ximos de emiss\u00e3o de poluentes a serem elaborados e deliberados pelo Conama, em uma nova resolu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Ao governo, representado pelo Ibama, caber\u00e1 apresentar proposta de resolu\u00e7\u00e3o com pedido de urg\u00eancia ao Conama para disciplinar uma nova etapa para limites de emiss\u00e3o de poluentes por ve\u00edculos leves comerciais movidos a diesel.<\/p>\n

Em setembro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, havia afirmado que, a partir de 2009, somente ve\u00edculos com motores adaptados para usar combust\u00edvel S50 seriam licenciados. “Quem n\u00e3o cumprir que se entenda com a Justi\u00e7a”, afirmara o ministro.
\n(Fonte: Estadao.com.br)<\/em>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Petrobr\u00e1s e ind\u00fastria automobil\u00edstica desrespeitaram decis\u00e3o para reduzir a propor\u00e7\u00e3o a 50 ppm at\u00e9 2009. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[91],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/41645"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=41645"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/41645\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=41645"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=41645"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=41645"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}