{"id":70730,"date":"2011-06-03T00:03:47","date_gmt":"2011-06-03T03:03:47","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=70730"},"modified":"2011-06-02T21:54:46","modified_gmt":"2011-06-03T00:54:46","slug":"cidades-apostam-nas-bicicletas-para-diminuir-o-trafego","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2011\/06\/03\/70730-cidades-apostam-nas-bicicletas-para-diminuir-o-trafego.html","title":{"rendered":"Cidades apostam nas bicicletas para diminuir o tr\u00e1fego"},"content":{"rendered":"

Amsterd\u00e3, Paris e Buenos Aires. Tr\u00eas capitais com uma meta em comum: reduzir o tr\u00e1fego de autom\u00f3veis. Para isso, resolveram investir em pol\u00edticas voltadas para as bicicletas como meio de transporte e n\u00e3o apenas como forma de lazer.<\/p>\n

Amsterd\u00e3<\/strong> – A \u201ccultura da bicicleta faz parte do nosso cotidiano\u201d, afirma a supervisora de estrat\u00e9gias sustent\u00e1veis de Amsterd\u00e3, Eveline Jonkhoff. Essa frase justifica o grande desenvolvimento log\u00edstico feito em torno da bicicleta na cidade de Amsterd\u00e3, capital da Holanda.<\/p>\n

Atualmente existem 550 mil bicicletas na cidade e 90% das ruas t\u00eam uma separa\u00e7\u00e3o nas vias dedicada a esse ve\u00edculo, o que aqui conhecemos como ciclofaixa. A pol\u00edtica municipal abrange a bicicleta desde a d\u00e9cada de 1970 e por isso hoje \u201ca gente tem congestionamento de bicicletas e n\u00e3o de carros\u201d, conta Eveline.<\/p>\n

Em uma cidade com tantas bicicletas, um problema enfrentado foi onde estacionar esses meios de transporte. A supervisora explica que a sa\u00edda foi a constru\u00e7\u00e3o de estacionamentos subterr\u00e2neos e alguns \u201cpequenos pr\u00e9dios, de at\u00e9 tr\u00eas andares.\u201d<\/p>\n

O sistema ciclovi\u00e1rio possui conex\u00e3o com os meios de transporte p\u00fablicos e os sem\u00e1foros apresentam uma contagem regressiva para que os ciclistas saibam exatamente quanto tempo ainda t\u00eam para cruzar uma rua.<\/p>\n

Eveline explica que a maior preocupa\u00e7\u00e3o na cidade \u00e9 com a seguran\u00e7a dos ciclistas e por isso \u201c\u00e9 preciso separar pedestres, carros e bicicletas\u201d, rebate quando questionada sobre a possibilidade de se colocar as bicicletas em vias compartilhadas com carros ou \u00f4nibus. Al\u00e9m disso, campanhas educacionais s\u00e3o feitas tendo como foco os motoristas e os ciclistas.<\/p>\n

A campanha \u201cligue as luzes, torne-se vis\u00edvel\u201d foi feita para conscientizar as pessoas que andam de bicicleta que por meio das luzes sinalizadoras elas ser\u00e3o vistas por autom\u00f3veis. A supervisora conta que \u201cest\u00e3o sendo desenvolvidas rotas escolares\u201d na cidade e para prevenir acidentes campanhas educacionais sobre o tr\u00e1fego da cidade s\u00e3o feitas nas escolas.<\/p>\n

Buenos Aires come\u00e7a a usar a bicicleta<\/strong> – A cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, tem 2,9 milh\u00f5es de habitantes, 1,2 milh\u00e3o de carros e iniciou h\u00e1 dois anos o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. O importante \u00e9 \u201cfrear a pol\u00edtica de autom\u00f3veis, tanto p\u00fablicos como privados\u201d, afirma Daniel Chain, ministro do Desenvolvimento Urbano da cidade.<\/p>\n

Atualmente existem 12 esta\u00e7\u00f5es de bicicletas a rede de ciclovias de Buenos Aires tem 65 quil\u00f4metros, mas o ministro contou que at\u00e9 o fim do ano a expectativa \u00e9 de que esse n\u00famero aumente para 100 km. O projeto apresenta as ciclovias em ruas menos movimentadas e n\u00e3o em grandes avenidas, por quest\u00e3o de seguran\u00e7a.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, as ciclovias s\u00e3o separadas fisicamente dos carros. \u201cOs autom\u00f3veis a princ\u00edpio repudiam a ideia de dividir o espa\u00e7o com as bicicletas. Depois a popula\u00e7\u00e3o vai tendo consci\u00eancia da import\u00e2ncia de uma conviv\u00eancia pac\u00edfica e n\u00e3o da imposi\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel\u201d, justifica Chain.<\/p>\n

O ministro ressaltou que um dos motivos mais importantes de 76% da popula\u00e7\u00e3o aprovar a iniciativa de ter a bicicleta como forma de transporte \u00e9 o apoio do setor privado. \u201cAs empresas criaram vagas nos estacionamentos para os funcion\u00e1rios deixarem as bicicletas\u201d e isso incentiva a popula\u00e7\u00e3o a deixar o carro em casa.<\/p>\n

Em Paris ciclistas dividem espa\u00e7o com \u00f4nibus<\/strong> – Durante dez anos de pol\u00edtica para incentivar a melhoria do tr\u00e1fego na cidade de Paris, capital Fran\u00e7a, mais de 700 quil\u00f4metros de pistas para bicicletas foram criados. A prefeita Anne Hidalgo contou que no in\u00edcio, as ciclovias eram segregadas dos ve\u00edculos porque \u201cn\u00e3o teria como a bicicleta tomar o poder\u201d que foi dado aos carros durante d\u00e9cadas.<\/p>\n

Vinte mil bicicletas foram disponibilizadas para aluguel logo no in\u00edcio do projeto e a aceita\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o foi boa, segundo Anne. \u201cTinha gente que mal se equilibrava e usava a bicicleta\u201d. Depois que as pessoas entenderam a import\u00e2ncia desse meio de transporte, o sistema ciclovi\u00e1rio pode ser ampliado.<\/p>\n

A prefeita explicou que algumas faixas de \u00f4nibus da cidade foram ampliadas para que o compartilhamento com as bicicletas fosse poss\u00edvel. \u201cAgora as faixas t\u00eam 4,20 metros de largura ent\u00e3o o ciclista pode us\u00e1-la sem que haja problema de seguran\u00e7a.\u201d (Fonte: Fernanda Simas\/ Portal iG)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Amsterd\u00e3, Paris e Buenos Aires usam a bicicleta para resolver o problema de excesso de ve\u00edculos <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[64,91],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/70730"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=70730"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/70730\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=70730"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=70730"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=70730"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}