{"id":87589,"date":"2012-09-24T00:00:01","date_gmt":"2012-09-24T03:00:01","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=87589"},"modified":"2012-09-23T21:01:26","modified_gmt":"2012-09-24T00:01:26","slug":"sp-precisa-tirar-30-dos-carros-das-ruas-para-cidade-voltar-a-andar-alertam-especialistas","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2012\/09\/24\/87589-sp-precisa-tirar-30-dos-carros-das-ruas-para-cidade-voltar-a-andar-alertam-especialistas.html","title":{"rendered":"SP precisa tirar 30% dos carros das ruas para cidade voltar a andar, alertam especialistas"},"content":{"rendered":"

A melhora no transporte p\u00fablico e tr\u00e2nsito \u00e9 uma das prioridades para o paulistano, perdendo apenas para sa\u00fade, seguran\u00e7a p\u00fablica e educa\u00e7\u00e3o. Mas o clamor por transporte p\u00fablico de qualidade tem duas faces, aqueles que realmente optariam pelo sistema e aqueles que s\u00f3 querem que os outros fa\u00e7am esta op\u00e7\u00e3o para desafogar o tr\u00e2nsito. De um jeito ou de outro, a estimativa \u00e9 que pelo menos 30% da frota ativa da cidade deveria parar de circular para melhorar o problema.<\/p>\n

Segundo estudo recente da Rede Nossa S\u00e3o Paulo, para diminuir a bagun\u00e7a no espa\u00e7o p\u00fablico, os paulistanos apontaram como prioridades de investimentos do poder p\u00fablico a constru\u00e7\u00e3o e a amplia\u00e7\u00e3o das linhas de metr\u00f4 e de trem (60%) e dos corredores de \u00f4nibus (41%). Segundo Maur\u00edcio Broinizi, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa S\u00e3o Paulo, a melhoria faria boa parte dos entrevistados come\u00e7ar a usar o transporte coletivo com mais frequ\u00eancia.<\/p>\n

\u201cAs pessoas querem que o transporte p\u00fablico da cidade melhore, sim. Mas n\u00e3o \u00e9 para elas usarem os \u00f4nibus, mas para que os que est\u00e3o a sua frente liberem espa\u00e7o no tr\u00e2nsito\u201d, pondera Eduardo Vasconcellos, membro da ANTP (Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Transportes P\u00fablicos), durante encontro promovido pelo IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade) em comemora\u00e7\u00e3o ao Dia Mundal Sem Carro, neste 22 de setembro. \u201cAntes de pedir a press\u00e3o da sociedade, a gente tem de entender melhor que sociedade \u00e9 esta\u201d, afirma.<\/p>\n

Vasconcellos afirma que h\u00e1 uma impossibilidade f\u00edsica na rua para comportar mais autom\u00f3veis \u2013 mais de 7 milh\u00f5es de carros constam nos registros do Detran-SP (Departamento Estadual de Tr\u00e2nsito de S\u00e3o Paulo). Para a cidade voltar a andar e criar uma rela\u00e7\u00e3o mais justa com outros meios de locomo\u00e7\u00e3o, \u201c\u00e9 preciso tirar 30% da frota \u2018ativa\u2019de S\u00e3o Paulo, que \u00e9 cerca de 4 milh\u00f5es de carros\u201d, diz.<\/p>\n

Restri\u00e7\u00e3o<\/strong> – Para que boa parte dos paulistanos troque o carro por \u00f4nibus, trens e metr\u00f4 \u2013 atualmente, mais de 2 milh\u00f5es afirmam usar o transporte individual todos os dias da semana \u2013, \u00e9 preciso combater vis\u00f5es pol\u00edticas desgastadas para redistribuir melhor o espa\u00e7o vi\u00e1rio urbano, diz Alexandre Gomide, diretor do Ipea (Instituto de Pesquisa Econ\u00f4mica Aplicada).<\/p>\n

\u201cAs promessas eleitorais ficam na ret\u00f3rica da melhoria do transporte p\u00fablico, mas os candidatos continuam a construir viadutos s\u00f3 para carros, vias que n\u00e3o podem ser usadas por pedestres, bicicletas ou \u00f4nibus\u201d, afirma o economista. \u201cEnquanto isso acontecer, as classes ricas n\u00e3o v\u00e3o deixar o carro facilmente. O autom\u00f3vel tem de deixar de ser protagonista para se tornar um coadjuvante da cidade.\u201d<\/p>\n

Gomide foi o principal articulador da nova lei de Diretrizes da Pol\u00edtica Nacional de Mobilidade Urbana, que exige dos munic\u00edpios com mais de 20 mil habitantes apresentar planos de mobilidade at\u00e9 2015, entre outros pontos. A inten\u00e7\u00e3o, diz, \u00e9 dar instrumentos para que as prefeituras melhorem a estrutura vi\u00e1ria. Segundo os especialistas, os governos precisam restringir o uso do carro para que essa divis\u00e3o saia do papel e chegue at\u00e9 ao espa\u00e7o p\u00fablico.<\/p>\n

“Sou contra o ped\u00e1gio urbano, sou contra a discrimina\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica. Ela j\u00e1 existe em v\u00e1rios aspectos, n\u00e3o precisamos de mais uma. A gente n\u00e3o pode esperar restri\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas, mas pol\u00edticas p\u00fablicas\u201d, diz Broinizi. “Quando a gente fizer essa divis\u00e3o da estrutura urbana entre transporte p\u00fablico, bicicletas, pedestres, a gente restringe o uso do carro. E a gente d\u00e1, tamb\u00e9m, alternativas mais sustent\u00e1veis para as pessoas e para as cidades\u201d, conclui. (Fonte: Ingrid Tavares\/UOL)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Segundo estudo recente da Rede Nossa S\u00e3o Paulo, para diminuir a bagun\u00e7a no espa\u00e7o p\u00fablico, os paulistanos apontaram como prioridades de investimentos do poder p\u00fablico a constru\u00e7\u00e3o e a amplia\u00e7\u00e3o das linhas de metr\u00f4 e de trem (60%) e dos corredores de \u00f4nibus (41%). <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[103,158],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/87589"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=87589"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/87589\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=87589"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=87589"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=87589"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}