{"id":89380,"date":"2012-11-30T00:00:18","date_gmt":"2012-11-30T02:00:18","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=89380"},"modified":"2012-11-29T22:03:12","modified_gmt":"2012-11-30T00:03:12","slug":"desafios-da-sustentabilidade","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2012\/11\/30\/89380-desafios-da-sustentabilidade.html","title":{"rendered":"Desafios da sustentabilidade"},"content":{"rendered":"
Os desafios da sustentabilidade e das mudan\u00e7as dos padr\u00f5es de consumo foram os temas do debate que ocorreu nesta quinta-feira (29) durante o I Simp\u00f3sio Brasileiro de Pol\u00edticas P\u00fablicas para Com\u00e9rcio e Servi\u00e7os (SIMBRACS), em Bras\u00edlia. O painel discutiu o Plano de A\u00e7\u00e3o para Produ\u00e7\u00e3o e Consumo Sustent\u00e1veis e foi conduzido pela gerente do Departamento de Consumo Sustent\u00e1vel do Minist\u00e9rio do Meio Ambiente, Ana Maria Neto, com a participa\u00e7\u00e3o de representantes da empresas Basf e Unilever, da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Supermercados (Abras) e do Minist\u00e9rio do Desenvolvimento Ind\u00fastria e Com\u00e9rcio Exterior. <\/p>\n
Durante o encontro, os debatedores falaram sobre suas experi\u00eancias e parcerias com o minist\u00e9rio para a constru\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas p\u00fablicas capazes de mudar h\u00e1bitos e padr\u00f5es de produ\u00e7\u00e3o e consumo. \u201cQuando lan\u00e7amos o plano, em 2011, pensamos em metas e estrat\u00e9gicas para os pr\u00f3ximos cinco anos e nossa ideia \u00e9 dobrar o n\u00famero de consumidores conscientes at\u00e9 2014\u201d, disse Ana Maria Neto. Pesquisa recente divulgada durante a Confer\u00eancia das Na\u00e7\u00f5es Unidas sobre Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (Rio+20) apontou que apenas 5% dos brasileiros se preocupam, de fato, com o assunto no dia-a-dia. <\/p>\n
A gerente ressaltou ainda que 99% das empresas no Brasil s\u00e3o de pequeno ou m\u00e9dio porte e, por isso, s\u00e3o fundamentais para os desafios da sustentabilidade. \u201cN\u00f3s n\u00e3o conseguimos mudar padr\u00f5es olhando apenas para a sociedade. Empresas e entidades tamb\u00e9m precisam se engajar\u201d, complementou Ana Maria Neto. <\/p>\n
Impactos <\/strong>– A cartilha \u201cConstru\u00e7\u00e3o Eficiente\u201d, elaborada pelo MMA em parceria com a Basf, foi destaque no painel. A publica\u00e7\u00e3o traz dicas e orienta\u00e7\u00f5es simples, que est\u00e3o ao alcance do consumidor no momento de planejar a obra. A proposta \u00e9 ajudar as pessoas a entender melhor como \u00e9 poss\u00edvel economizar recursos, evitar desperd\u00edcio, aperfei\u00e7oar tempo e minimizar impactos ao meio ambiente na hora da execu\u00e7\u00e3o. Com uma tiragem de 300 mil exemplares, o documento ser\u00e1 distribu\u00eddo em todo o Brasil. <\/p>\n A Unilever ressaltou que o Plano de A\u00e7\u00e3o para Produ\u00e7\u00e3o e Consumo Sustent\u00e1veis foi importante para a elabora\u00e7\u00e3o das pol\u00edticas da empresa com foco na sustentabilidade. O grupo foi, inclusive, um dos colaboradores da pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustent\u00e1vel”, que mostrou que a popula\u00e7\u00e3o j\u00e1 percebe que h\u00e1 uma descentraliza\u00e7\u00e3o da responsabilidade em rela\u00e7\u00e3o ao meio ambiente. (Fonte: (Fonte: Isabel Freitas\/ MMA)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"