{"id":94717,"date":"2013-05-28T00:00:11","date_gmt":"2013-05-28T03:00:11","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=94717"},"modified":"2013-05-27T21:20:36","modified_gmt":"2013-05-28T00:20:36","slug":"alemanha-quer-1-milhao-de-carros-eletricos-mas-enfrenta-entraves","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2013\/05\/28\/94717-alemanha-quer-1-milhao-de-carros-eletricos-mas-enfrenta-entraves.html","title":{"rendered":"Alemanha quer 1 milh\u00e3o de carros el\u00e9tricos, mas enfrenta entraves"},"content":{"rendered":"
Dos 43 milh\u00f5es de carros que circulam hoje na Alemanha, apenas 7 mil s\u00e3o el\u00e9tricos. Mas o governo garante que, at\u00e9 2020, eles ser\u00e3o um milh\u00e3o \u2013 um objetivo, segundo especialistas, dif\u00edcil de ser alcan\u00e7ado, mas que a chanceler federal Angela Merkel reiterou nesta segunda-feira ser poss\u00edvel.<\/p>\n
Merkel participou nesta segunda, em Berlim, de uma confer\u00eancia sobre o futuro dos autom\u00f3veis el\u00e9tricos na Alemanha, que contou com a participa\u00e7\u00e3o de alguns de seus ministros e de parte da ind\u00fastria automobil\u00edstica. Nela, reafirmou que o pa\u00eds “tem boas chances” de alcan\u00e7ar a meta, mas disse ser necess\u00e1ria uma “coopera\u00e7\u00e3o abrangente” entre governo e montadoras.<\/p>\n
Para os consumidores convencionais na Alemanha, os carros el\u00e9tricos ainda trazem muitas desvantagens: a autonomia \u00e9 limitada, existem apenas cerca de 2 mil esta\u00e7\u00f5es de recarga p\u00fablicas no pa\u00eds, e nem todo mundo pode recarregar o ve\u00edculo na garagem de casa. Al\u00e9m disso, o pre\u00e7o \u00e9 alto. Um carro el\u00e9trico custa aproximadamente 50% mais que um ve\u00edculo com motor de combust\u00e3o, como explica Stefan Bratzel, diretor do instituto alem\u00e3o Centro de Gest\u00e3o Automotiva.<\/p>\n
“Quase ningu\u00e9m quer pagar essa diferen\u00e7a de pre\u00e7o. Ela precisa acabar nos pr\u00f3ximos anos”, afirma Bratzel. “Hoje, carros el\u00e9tricos na Alemanha s\u00e3o parte de frota de companhias ou projetos de compartilhamento de carros, tamb\u00e9m chamado de carsharing. Apenas uma pequena parte dos el\u00e9tricos que rodam na Alemanha est\u00e1 nas m\u00e3os de motoristas privados.”<\/p>\n
Para o diretor da Associa\u00e7\u00e3o da Ind\u00fastria Automotiva Alem\u00e3 (VDA), Ulrich Eichhorn, o fato de os carros serem menos vendidos hoje em dia tem a ver com a falta de uma oferta ampla e mais convincente.<\/p>\n
“Mas isso vai mudar drasticamente nos pr\u00f3ximos anos”, afirma. “At\u00e9 o final de 2014, haver\u00e1 uma oferta de 16 fabricantes de ve\u00edculos alem\u00e3es, al\u00e9m de v\u00e1rios carros el\u00e9tricos de fabrica\u00e7\u00e3o estrangeira.”<\/p>\n
Jap\u00e3o lidera<\/strong> – Do ponto de vista tecnol\u00f3gico, o Jap\u00e3o ainda sai na frente como principal fabricante, seguido pela Coreia do Sul. Os dados s\u00e3o de um novo estudo realizado pela consultoria Roland Berger e Sociedade de Pesquisa de Engenharia Automotiva. Consequentemente, o desenvolvimento de tecnologia de baterias partir\u00e1 quase que exclusivamente desses dois pa\u00edses. A Alemanha assumiria apenas um pequeno papel, diz o estudo.<\/p>\n “Eu tenho uma opini\u00e3o similar”, diz Bratzel. “Jap\u00e3o e Coreia t\u00eam anos de experi\u00eancia no setor de baterias em fun\u00e7\u00e3o dos bens de consumo locais e das ind\u00fastrias de eletr\u00f4nicos.”<\/p>\n At\u00e9 que as baterias se tornem mais baratas e mais potentes, os carros el\u00e9tricos continuar\u00e3o tendo o posto de segundo ve\u00edculo para os consumidores, analisa Bratzel. Por outro lado, a VDA tenta mostrar, com um novo estudo, que os carros el\u00e9tricos s\u00e3o economicamente vi\u00e1veis n\u00e3o s\u00f3 para os servi\u00e7os de entrega e frotas corporativas, mas tamb\u00e9m para quem costuma percorrer longos trajetos com frequ\u00eancia.<\/p>\n Mas a venda t\u00edmida de carros el\u00e9tricos, afirma Eichhorn, n\u00e3o significa que a tecnologia n\u00e3o tenha futuro. “Se algu\u00e9m se concentrasse na quantidade de celulares que existiam no in\u00edcio dos anos de 1980, n\u00e3o conseguiria imaginar que, hoje em dia, qualquer um teria um telefone m\u00f3vel.”<\/p>\n 700 milh\u00f5es de euros em incentivo<\/strong> – A Alemanha vai conceder cerca de 700 milh\u00f5es de euros em incentivos fiscais para a promo\u00e7\u00e3o da mobilidade el\u00e9trica at\u00e9 2015. Os maiores investimentos est\u00e3o concentrados nas \u00e1reas de pesquisas e em projetos regionais. Al\u00e9m disso, est\u00e1 previsto abatimento de imposto para carros el\u00e9tricos.<\/p>\n Por causa do alto \u00edndice de endividamento, afirma Bratzel, o conceito de incentivos fiscais de compras se torna question\u00e1vel. “O m\u00e9todo n\u00e3o tem feito com que a mobilidade el\u00e9trica aumente na maioria dos pa\u00edses”, opina.<\/p>\n A ind\u00fastria automobil\u00edstica alem\u00e3 tamb\u00e9m n\u00e3o v\u00ea grandes progressos no sistema de compras \u2013 e o motivo, segundo especialistas, seria que fabricantes alem\u00e3es oferecem menos modelos el\u00e9tricos do que pa\u00edses estrangeiros. “Empresas precisam convencer os compradores de que o produto \u00e9 atraente. Assim, ele seria vendido at\u00e9 mesmo sem incentivo fiscal”, disse Eichhorn.<\/p>\n No ano passado, o Jap\u00e3o levou cerca de 24 mil carros el\u00e9tricos \u00e0s ruas, enquanto a Alemanha ficou na casa dos 7.000. O objetivo de ter um milh\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9tricos nas estradas alem\u00e3s dentro de sete anos enfrenta uma s\u00e9rie de obst\u00e1culos \u2013 e a pr\u00f3pria associa\u00e7\u00e3o automotiva VDA espera, num cen\u00e1rio otimista, a comercializa\u00e7\u00e3o de apenas 600 mil at\u00e9 l\u00e1. (Fonte: Terra)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Resist\u00eancia de montadoras e consumidores, alto custos e falta de infraestrutura para recarga de autom\u00f3veis amea\u00e7am meta alem\u00e3 de popularizar autom\u00f3veis el\u00e9tricos, que governo Angela Merkel garante que ser\u00e1 cumprida. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[35,53,93],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/94717"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=94717"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/94717\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=94717"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=94717"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=94717"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}