{"id":99176,"date":"2013-10-18T00:00:36","date_gmt":"2013-10-18T03:00:36","guid":{"rendered":"http:\/\/noticias.ambientebrasil.com.br\/?p=99176"},"modified":"2013-10-17T18:31:42","modified_gmt":"2013-10-17T21:31:42","slug":"poluicao-faz-pequim-adotar-rodizio-de-carros-a-cada-dois-dias","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/clipping\/2013\/10\/18\/99176-poluicao-faz-pequim-adotar-rodizio-de-carros-a-cada-dois-dias.html","title":{"rendered":"Polui\u00e7\u00e3o faz Pequim adotar rod\u00edzio de carros a cada dois dias"},"content":{"rendered":"
Autoridades de Pequim decidiram adotar uma medida radical em dias de forte polui\u00e7\u00e3o: um rod\u00edzio em que cada carro possa circular um dia sim, um dia n\u00e3o.<\/p>\n
A polui\u00e7\u00e3o \u00e9 um dos principais problemas da capital da China, que possui 4 milh\u00f5es de autom\u00f3veis.<\/p>\n
Em um dia, apenas carros com placa com n\u00famero final par poder\u00e3o trafegar pela cidade. No dia seguinte, apenas com n\u00famero final \u00edmpar.<\/p>\n
O rod\u00edzio, no entanto, s\u00f3 vai ser decretado nas \u00e9pocas em que a cidade estiver sob alerta vermelho de polui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Segundo as novas medidas, o ar de Pequim ser\u00e1 monitorado, e um alerta de quatro cores (azul, amarelo, \u00e2mbar e vermelho) ser\u00e1 acionado a depender do grau de polui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Nos dias em que a polui\u00e7\u00e3o atingir o grau \u00e2mbar (o segundo pior), f\u00e1bricas e canteiros de constru\u00e7\u00e3o civil ter\u00e3o de ser paralisados. Restaurantes com churrasqueiras ao ar livre tamb\u00e9m ser\u00e3o suspensos.<\/p>\n
O rod\u00edzio de carros s\u00f3 ser\u00e1 adotado em dias de alerta vermelho (o mais preocupante), quando as aulas tamb\u00e9m ser\u00e3o suspensas na cidade.<\/p>\n
Cr\u00edticas<\/strong> – A restri\u00e7\u00e3o ao tr\u00e1fego de carros, no entanto, j\u00e1 despertou pol\u00eamica, sobretudo nas redes sociais.<\/p>\n Usu\u00e1rios do Weibo, uma esp\u00e9cie de Twitter chin\u00eas, fizeram fortes cr\u00edticas. Alguns argumentaram que as medidas atingem sobretudo os mais pobres, j\u00e1 que os mais ricos poder\u00e3o comprar um segundo carro e piorar ainda mais a qualidade do ar.<\/p>\n Grande parte dos 21 milh\u00f5es de moradores de Pequim ainda recorre \u00e0s bicicletas para se deslocar pela cidade. O transporte individual com carro, no entanto, ganha cada vez mais adeptos. (Fonte: G1)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"