As árvores e florestas situadas dentro e em torno das cidades necessitam de políticas e investimentos para fortalecer o meio ambiente em um mundo cada vez mais urbanizado, pediu nesta segunda-feira a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) junto com a Associação de Colaboração para Questões de Florestas (ACMB).
O pedido foi feito por ocasião do Dia Mundial do Habitat para dar um novo enfoque à gestão e manutenção das florestas urbanas e periurbanas.
“Além de melhorar a qualidade dos ambientes urbanos, as florestas nas cidades também podem mitigar os impactos dos eventos meteorológicos graves”, afirma o comunicado da FAO.
Segundo o texto, as florestas urbanas também podem servir de laboratório vivo para a educação ambiental nas cidades, ajudando a reduzir a brecha entre a população urbana e as florestas urbanas.
A FAO ajuda a desenvolver diretrizes para os responsáveis pelas políticas e tomadas de decisões sobre a silvicultura urbana e periurbana, com o objetivo de promover políticas sólidas e destacar as boas práticas.
Essas diretrizes serão publicadas em julho de 2012. (Fonte: Yahoo!)