Zoo dos EUA diz que panda gigante teve filhotes gêmeos machos

A panda-gigante Mei Xiang, estrela do Zoológico Nacional de Washington que deu à luz a dois gêmeos no último sábado, teve filhotes machos, segundo confirmaram nesta sexta-feira (28) cientistas do centro de conservação biológica do zoo.

Até hoje, não se sabia o gênero dos filhotes nem o pai. Mei Xiang tinha sido submetida a um procedimento de inseminação artificial em abril com o esperma de dois machos. Também foi confirmado nesta sexta que o pai dos gêmeos é o panda chamado Tian Tian, que também vive no local. O outro macho que havia fornecido esperma chama Hui Hui e vive na China.

Para determinar o gênero dos filhotes, os cientistas sequenciaram um pequeno fragmento de gene segundo técnica desenvolvida por cientistas e veterinários do zoológico. Já para o teste de paternidade, os pesquisadores compararam os perfis de genótipos em amostras de DNA de Mei Xiang, Tian Tian e Hui Hui com o DNA de células dos filhotes.

Um dos filhotes gêmeos, que nasceu menor, morreu nesta quarta-feira (26). Os veterinários determinaram na autópsia que provavelmente a morte foi causada por complicações associadas à aspiração de comida no sistema respiratório do filhote, que resultaram em pneumonia.

Cuidados com o filhote maior – O zoológico postou um vídeo nesta quinta-feira (27) para dizer que Mei Xiang está cuidando bem do outro filhote, que passa bem e seus pelos estão crescendo. Rosados, sem pelos e cegos, filhotes recém-nascidos pesam pouco mais de 100 gramas e têm o tamanho aproximado de uma barra de manteiga.

O zoológico já tinha informado que Mei Xiang estava concentrando seus cuidados no maior dos gêmeos recém-nascidos e que o estado de saúde do panda menor causava preocupação.

O filhote menor estava sob tratamento de antibiótico, segundo a instituição. A “equipe panda”, como são chamados seus cuidadores, vinha se dedicando dia e noite a atender alternadamente cada bebê panda enquanto a mãe cuidava do outro.

Mas, a partir de segunda-feira, Mei Xiang passou a não aceitar a troca, priorizando os cuidados do gêmeo maior. Desde então, os cuidadores tiveram que se ocupar principalmente do mais frágil dos irmãos, que acabou morrendo.

O Zoológico Nacional é um dos únicos quatro no país a ter pandas, que estão sob empréstimo da China. Mas os pandas de Washington tem uma história que faz com que sejam observados de perto. (Fonte: G1)