Gerenciamento costeiro é tema de encontro

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) realizam, entre os dias 21 e 24 de junho, o X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (X Encogerco). O evento vai discutir os temas planejamento espacial marinho, gerenciamento de bacias hidrográficas, gerenciamento costeiro e sua percepção pela sociedade e a relação do Plano Nacional de Adaptação com a zona costeira.

De acordo com o gerente Régis Pinto de Lima, da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, trata-se de um grande fórum entre a universidade e gestores municipais, estaduais, federais e alunos para promover a discussão da gestão costeira nos âmbitos da ciência, da gestão e da informação pública e científica.

Nesta edição, o Encogerco terá novidades como um aplicativo gratuito (disponível para IOS e Android), que vai conectar os participantes e quem não estiver no local do evento. A transmissão ao vivo pela TV FURG http://www.furgtv.furg.br/index.php/furg-tv é outra inovação.

A previsão é que, de agora em diante, o evento seja realizado a cada dois anos. Para o gerente, é oportuno reativar o Encontro diante da agenda sobre mudança do clima e dos efeitos como a elevação do nível do mar nas cidades costeiras. “É importante que se consiga fazer essa discussão e promover a união de forças e competências entre gestores, empresas e universidades para tratar a questão costeira como se deve”, aponta.

Estarão representados 14 dos 17 estados costeiros do Brasil, com a participação de cerca de 300 pessoas. “A região costeira merece toda a atenção, ainda mais para o Brasil, com mais de 8 mil km de costa, ambientes e ecossistemas diversos que abrangem grande parte da economia do país”, detalha Régis.

O gerente conta, ainda, que as preocupações brasileiras estão alinhadas aos temas debatidos na Conferência dos Oceanos, realizada pelas Nações Unidas na semana passada. em Nova York. “O Encogerco acontece logo depois desse evento e vamos retomar aqui os debates de lá, inclusive os temas da mudança do clima, planejamento e combate ao lixo no mar, que nortearam a conferência e são alvos dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil”, explica.

Os primeiros encontros nacionais de gerenciamento costeiro foram realizados pelo MMA entre 1991 e 1997, com o objetivo de difundir informações e articular todos os envolvidos com o tema. Nesses fóruns, foram construídas ações de gerenciamento costeiro no território nacional. Na década seguinte, foram realizados eventos em Santos, Salvador, Florianópolis e Rio de Janeiro, todos organizados pela sociedade civil. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5