EXCLUSIVO: Praia de Sepetiba, no Rio de Janeiro, passará por obras de recuperação ambiental

Nesta quarta-feira, 23, será apresentado o projeto de recuperação ambiental da praia de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Serão investidos R$ 46 milhões, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental, Fecam, para reconstituição da orla com a recolocação da faixa de areia e retirada da lama e, também, o remanejamento de uma área de mangue constituída por espécies invasoras e dos caranguejos.

Cerca de 40 mil moradores do bairro serão beneficiados. A região passou um intenso crescimento industrial, que incluiu a ampliação das instalações portuárias.

Inicialmente será realizado o remanejamento de 500 mil mudas invasoras do mangue e aproximadamente 780 mil caranguejos.  A vegetação Serpa realocada no Canal do Fundão e os caranguejos serão levados a uma área vizinha à Base Aérea de Santa Cruz. O biólogo Mário Moscatelli acompanha todo o processo.

Na sequência, a faixa de areia será recomposta. Depois de retirado o lixo, a camada de lodo será recoberta com geotêxtil, uma espécie de manta que permite o fluxo de água e gases. A nova camada de areia será retirada de jazida submarina na própria baía e colocada sobre essa cobertura de geotêxtil.

A faixa de areia, depois de concluídas as obras, terá cerca de 400 metros de largura e 2 km de extensão. A camada de areia sobre o geotêxtil terá em média 80 cm de altura.
*Com informações do Inea.