ENTIDADES PROMOVEM BOICOTE A PRODUTOS DOS EUA

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), com o apoio de várias entidades ambientalistas gaúchas, lançou durante o Fórum Preparatório à Rio+10, a proposta de um boicote a uma série de produtos fabricados por empresas norte-americanas.

A idéia, conforme o presidente do NEJ/RS, Juarez Tosi, é pressionar os Estados Unidos a mudar sua postura frente ao Protocolo de Kyoto, que traz algumas medidas contra o aquecimento global.

“A postura de Mr. Bush e de seu governo é uma afronta à humanidade. Algo precisa ser feito, ninguém nem país nenhum tem o direito de pôr em risco a Terra que é de todos; ninguém pode ameaçar esta dádiva única no universo que é a vida”, disse.

Entre as sugestões para o boicote, estão produtos das marcas Chevrolet, Ford, AOL, IBM, McDonalds, Coca-Cola e Pepsi-Cola, alimentos com transgênicos, como batatas Pringles, e outros.

O manifesto está sendo apoiado até o momento por entidades como Agapan – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, NAT – Núcleo Amigos da Terra, Cooperativa Ecológica Coolméia, Pangea, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas Amigos da Terra, Sea Shepherd, Upan – União Protetora do Ambiente Natural, Movimento Roessler para Defesa Ambiental, CEA – Centro de Estudos Ambientais e Assecan – Associação Ecológica Canela.

Mais adesões são esperadas durante o Fórum Social Mundial, que se inicia nesta quinta-feira, na capital gaúcha. (NEJ)