Funai alerta sobre foco de tensão em terra Caiapó

A Funai – Fundação Nacional do Índio enviou nota ao diretor-geral da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, com um alerta sobre uma possível invasão de garimpeiros na terra indígena Caiapó, no córrego Maria Preta, afluente do rio Xingu. A denúncia teria sido repassada pelo administrador da Funai em Colider (MT), cacique Megaron Txucarramãe.

De acordo com a nota, os garimpeiros estariam em busca do ouro descoberto na área indígena demarcada pela Funai. No alerta à PF, o órgão pede que policiais federais promovam diligências em conjunto com equipes da fundação para evitar situações de risco.

O cacique Megaron informou à Funai que, por enquanto, conseguiu evitar que um grupo de guerreiros caiapó se desloque até o córrego Maria Preta. Eles deixariam a aldeia Kokraimoro dispostos a expulsar os garimpeiros. A pedido da Funai, Megaron reteve os guerreiros na aldeia e fretou uma aeronave, em São Félix do Xingu (PA), para fazer sobrevôos na região.

O objetivo é identificar o responsável pelo garimpo e dar prazo de 24 horas para que os invasores deixem a região. Megaron confirmou a presença dos garimpeiros à Funai após algumas semanas de observação de sinais que denunciavam a invasão: água dos rios poluída e uma grande freqüência de aviões sobrevoando a área. (Agência Brasil)