Cinqüenta e seis placas de alerta sobre risco de ataques de tubarões, com inscrições em inglês e português, começaram a ser afixadas em 16 quilômetros da orla marítima de Pernambuco, entre as praias do Pina, em Recife, e do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.
A iniciativa é uma das ações do Comitê Estadual de monitoramento de incidentes com tubarões e visa evitar novos ataques. Estudo recente constatou que os tubarões estão cada vez mais próximos da costa do Estado. No trecho da igreja de Piedade, onde se registrou o maior número de ocorrências, equipes de salva-vidas do Corpo de Bombeiros estão de prontidão.
Nos últimos 12 anos foram registrados no litoral pernambucano 44 ataques, com 16 mortes. As ocorrências começaram após a construção do complexo industrial de Suape, que segundo o pesquisador Fábio Hazin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, provocou desequilíbrio ambiental. Durante um ano, pesquisadores da universidade farão estudos e expedições para conhecer os hábitos dos tubarões. (Agência Brasil)