A operação caipora, que está sendo realizada pela divisão de fiscalização do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Tocantins divulga o seu relatório preliminar. No total, foram apreendidos mais de 500 metros cúbicos de madeira, além de cerca de 800 kilos de pirarucu, e animais silvestres, entre eles 80 pássaros (curiós). o peixe foi doado a instituições beneficientes.
Grande parte da madeira apreendida veio transportada do estado do Pará e está armazenada no pátio da polícia militar na cidade de Gurupi a 244 km de Palmas. Os motivos da apreensão são: apresentação de ATPF’s(Autorização de Transporte para Produtos Florestais) roubadas, indícios de falsificação, adulteração e a não apresentação da ATPF. As madeiras (castanheira, massaranduba, angelim vermelho, jatobá, cedro, mogno, dentre outras) vão ser doadas.
A operação teve início no dia 13 de julho e deve se estender até o próximo dia 30 deste mesmo mês. O trabalho conta com a parceria da Cipama, Secretaria Estadual de Fazenda, Polícia Rodoviária Federal, Delegacia Estadual de Meio Ambiente e Naturatins. A operação já fiscalizou mais de 500 caminhões, 50 ônibus, além de carros.
A operação está sendo realizada nos municípios de Natividade, Talismã e Caseara, e tem o objetivo de fiscalizar e combater os desmatamentos irregulares e o transporte ilegal de produtos florestais provenientes da amazônia legal. Além de fiscalizar outras ilegalidades ambientais que ocorrem com maior incidência, como a pesca predatória e o tráfico de animais silvestres. (Ascom Ibama)