A tradicional festa folclórica do Çairé, realizada todos os anos na vila de Alter-do-Chão (a 37 quilômetros de Santarém/PA), será palco de uma campanha de sensibilização contra o uso ilegal de produtos e subprodutos da fauna.
A campanha acontece de 09 a 13 de setembro e é promovida pelo Ibama promove em parceria com o ProManejo e o Projeto Puxirum/CNS.
Com apoio da Polícia Militar, uma equipe móvel vai distribuir, na estrada de acesso à vila, panfletos educativos com informações sobre a importância da preservação da fauna silvestre e orientações sobre a legislação ambiental.
O Ibama contará, ainda, com um ponto fixo no Centro Cultural Puxirum/CNS que deve ser inaugurado no próximo sábado, em Alter-do-Chão.
Será montado um estande com orientações em vídeos, banners, cartazes, panfletos e outros materiais. Foram realizadas reuniões com a coordenação do Çairé, barraqueiros, artesãos e comerciantes de produtos artesanais.
Para o gerente do Ibama, Paulo Maier, esse é o início de uma campanha educativa contra o comércio ilegal de animais silvestres e o uso de peles, penas, unhas e ossos desses animais.
A intenção do Ibama, segundo ele, é estender a parceria aos demais municípios de abrangência da Gerência. “Existem formas legais de utilização da fauna silvestre através de criadouros e comerciantes autorizados a vender esses animais e seus subprodutos. Há, também, materiais alternativos para a confecção de artefatos”, conclui o gerente. (Ascom/Santarém)