Chanceleres amazônicos assinam Declaração de Manaus

Representantes dos oito países que compõem a OTCA – Organização do Tratado da Cooperação Amazônica, reunidos no Palácio Rio Negro, em Manaus (AM), assinaram nesta terça-feira (14) um importante tratado internacional – a Declaração de Manaus.

O documento destaca a importância da OTCA e ressalta o papel da organização nas discussões e fóruns internacionais relacionados às grandes questões da Amazônia continental, como a qualidade de vida de suas populações, a soberania e a segurança nas fronteiras dos países amazônicos.

A declaração foi elaborada e assinada durante a VIII Reunião de Ministros das Relações Exteriores dos países membros da OTCA, à qual estiveram presentes o vice-chanceler da Colômbia, o ministro de Desenvolvimento Sustentável da Bolívia e os chanceleres do Brasil, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A cúpula, realizada em Manaus (AM), possibilitou também a aprovação, através do tratado, do Plano Estratégico 2004-2012 da OTCA elaborado por sua Secretaria Permanente. O plano deve orientar as ações da Secretaria, definindo seus eixos estratégicos de ação, as áreas programáticas e os instrumentos operacionais para a realização de suas atividades. Uma das propostas do plano, por exemplo, prevê a constituição de um fundo internacional de recursos para a Amazônia, como forma de financiamento para seus projetos. (Amazônia.org.br)