No próximo dia 22 de setembro, quarta-feira, mais de 1250 cidades em todo mundo participarão da Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro”. No Brasil, durante todo o dia, milhares de pessoas participarão de atividades dedicadas à promoção da mobilidade sustentável.
De acordo com o Instituto Ruaviva, coordenador nacional da Jornada, a proposta é refletir sobre os problemas causados pelo modelo de mobilidade centrado no automóvel.
A iniciativa tem como objetivo estimular a implementação de políticas para um transporte limpo, barato e acessível a todas as camadas da população, além de aumentar a conscientização da sociedade sobre os benefícios da redução do tráfego motorizado para o meio ambiente local e global, para a saúde e para a qualidade de vida nas cidades.
De acordo com o Ruaviva “a campanha é uma oportunidade para as cidades encorajarem os seus cidadãos a utilizarem modos de transportes considerados sustentáveis e solidários, como o transporte público, a pé e bicicletas”.
Ruas de lazer, caminhadas, “bicicletadas”, debates, oficinas de arte, apresentação de teatro e música, jogos educativos, mostra de veículos movidos a combustíveis limpos, concursos de redação e de painéis ilustrativos, exposição de transportes alternativos são algumas atividades previstas pelos municípios participantes para a implementação da Jornada.
Destaques – De acordo com o Instituto Ruaviva, as cidades participantes da jornada sem o carro, estão com atividades inovadoras que merecem destaque como:
Belo Horizonte (MG) – Está programada a “Rua Verde”. Parte da rua será transformada em um jardim com muita grama e árvores. Ao invés de barulho e poluição, quem passar pelas ruas integradas à campanha ouvirá música, em um ambiente agradável onde será distribuído café da manhã para quem passar no local. Além disso, acontecerão mesas redondas com as universidades que discutirão temas como políticas de transporte, o excesso de carros nas cidades, a tese do não-transporte, entre outros.
Maringá (PR) – Com o apoio dos comerciantes, acontece um concurso de vitrines e desfiles de moda com o objetivo de incentivar a participação dos pedestres na Campanha.
Pára de Minas (MG) – A cidade está incentivando alunos das escolas públicas a responder perguntas e palavras cruzadas da cartilha da Jornada. Os estudantes participarão do sorteio de bicicletas.
Porto Alegre (RS) – Além de outras atividades, será inaugurada a “Grafitagem”, realizada por jovens que participam de oficinas de grafite da prefeitura. A obra será feita no muro de uma empresa de transporte coletivo da capital e abordará o tema trânsito e meio ambiente.
Dourados (MS) – Passeio ciclístico com blitz educativa, palestras, rua de lazer e concurso de redação.
Natal (RN) – Crianças poderão se divertir com as oficinas de pintura, leitura e distribuição de bombons e balões. Haverá apresentação de grupos teatrais, dança e circo, degustação de laticínios e café. Profissionais capacitados estarão à disposição da população promovendo vacinação e medição de pressões arterial. Haverá também a participação de repentistas que se apresentarão, durante todo o dia, dentro dos ônibus.
São Luis (MA) – Gincana com as escolas sobre educação no trânsito, blitz educativa com distribuição de panfletos nas proximidades do evento e rua de lazer.
Joinville (SC) – Seminários técnicos sobre mobilidade sustentável, exposição de bicicletas antigas e muitas outras atividades.
Teresina (PI) – Pela primeira vez a Jornada, terá como organizador local a OSCIP Núcleo de Preservação Ambiental – NUPRA que fará um trabalho de conscientização da população.(Ab com informações Rua Viva)
Algumas cidades participantes da Jornada brasileira 2004 são(por ordem alfabética): Alvorada, Aracaju, Araraquara, Belo Horizonte, Cachoeirinha, Campinas, Campo Grande, Canela, Imigrante, Capão da Canoa, Capão da Canoa, Capela de Santana, Carazinho, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Criciúma, Dois Irmãos, Dourados, Dr. Maurício Cardoso, Estância Velha, Esteio, Feliz,Garibaldi, Governador Valadares, Gravataí, Guaíba, Guarulhos, Imbé, Itabuna, Ivoti,Joinville, Londrina, Maraú, Maringá, Marques de Souza, Muitos Capões, Natal, Nova Bréscia, Novo Hamburgo, Pará de Minas, Passo Fundo, Pelotas, Poços de Caldas, Portão, Porto Alegre, Rio Grande,
Salvador, Santa Cruz,Santa Rosa, Santo Antônio da Missão, Santos ,São Francisco de Assis, São Leopoldo, São Luis, São Paulo, Sapiranga, Sobradinho, Teresina,Tiradentes do Sul, Triunfo, Tubarão, Varginha, Venâncio Aires, Viamão e Vitória. ( Informações do Instituto Rua Viva http://www.ruaviva.org.br)