As organizações envolvidas com a questão indígena no Acre ainda não sabem ao certo quantos índios foram eleitos em 3 de outubro no Estado. Indigenistas da Fundação Nacional do Índio (Funai) calculam entre três e quatro eleitos, a maioria da etnia Kaxinawá. O número inclui o vice-prefeito de Jordão, Siã Kaxinawá, do Partido Verde. Os demais são vereadores.
A pedido da Funai, boa parte dos índios acreanos puderam votar em suas comunidades. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou urnas para oito aldeias nas eleições. Há três meses, caciques se reuniram com a desembargadora Eva Evangelista, presidente do TRE e pediram que fosse facilitada a votação porque os índios se deslocam para as cidades e acabam se envolvendo com bebedeiras.
No Brasil, levantamento feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) dá conta de 48 vereadores indígenas eleitos, entre 182 candidatos. Concorreram nas eleições municipais, oito candidatos indígenas a vice-prefeito e nove candidatos a prefeito, dos quais quatro foram eleitos, nos Estados de Minas Gerais, Amazonas, Paraíba (município de Marcação) e Roraima (município de Normandia).
Lideranças indígenas Potiguara, da Paraíba, e suas comunidades deram, segundo o Cimi, “verdadeira lição de cidadania”. Os Potiguara de Baía da Traição – localizada a 60 quilômetros de João Pessoa – elegeram o vice-prefeito, Adelson Deolindo da Silva, e seis vereadores; em Marcação, município de tradição indígena da mesma etnia, foram eleitos o prefeito Paulo Sérgio Potiguara e o vice-prefeito, a indígena Íris Potiguara, além de cinco dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal.
A eleição dos indígenas nos municípios Potiguara foi classificada pelo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, como “a vitória das comunidades indígenas conscientizadas e reflexo da conquista dos índios pelo direito de exercer a sua cidadania”. Outras vitórias – Em São Paulo, o índio Terena da comunidade Araribá, Paulo Roberto Sebastião, foi eleito vereador com 165 votos, pelo município de Avaí (SP).
Em São João das Missões (MG), o índio Xacriabá José Nunes vence as eleições para prefeito e reafirma a escalada da conquista da cidadania pelos povos indígenas.(Página 20)