Técnicos do Proecotur – Programa de Ecoturismo da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente estão percorrendo os estados da região para fazer um levantamento das experiências de cerca de 30 comunidades com projetos de ecoturismo. O objetivo é avaliar se as atividades praticadas se caracterizam como ecoturismo comunitário, garantindo a participação das comunidades locais no planejamento e gestão dos projetos.
O ecoturismo, segundo definição da Embratur, é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista, promovendo o bem-estar das populações. O levantamento permitirá a identificação e o mapeamento das comunidades que desenvolvem iniciativas com esse perfil. Com o diagnóstico dos locais, das atividades e dos respectivos processos de gestão, serão elaboradas programas de capacitação e qualificação para fortalecer os projetos em desenvolvimento. A proposta é dar as comunidades tradicionais da Amazônia a chance de atuar de forma competitiva no mercado de ecoturismo.
Nas visitas técnicas os pesquisadores do Proecotur fazem um reconhecimento da área, observando os atrativos naturais e culturais, avaliam os produtos turísticos, as potencialidades, as demandas e os resultados alcançados. São observados, ainda, a locação apropriada das edificações e caminhos, a conservação da biodiversidade no local do empresendimento, além das condições de infra-estrutura para o visitante. Posteriormente, todos os levantamentos e avaliações da pesquisas serão publicadas num documento sobre o Panorama do ecoturismo de base comunitária na Amazônia. (MMA)