Países buscam estratégia regional para tratar contaminação por Mercúrio na Bacia Amazônica

Mais de cem representantes dos oito países amazônicos participam da I Reunião para Cooperação Regional sobre Contaminação por Mercúrio na Bacia Amazônica, no Hotel Caesar Park, no Rio de Janeiro.

A reunião é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com o apoio do Programa Regional do Meio Ambiente do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A Secretária-Geral da OTCA, Rosalía Arteaga Serrano, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o Cônsul da Embaixada dos Estados Unidos, Edmund Atkins, abrem o encontro, às 10h do dia 1 de dezembro.

O objetivo do workshop é adotar uma estratégia regional para o problema da poluição por mercúrio. Para isso, cada delegação apresentará a situação atual da contaminação em seu país, relatando a extensão do problema e os programas de controle adotados.

Também serão discutidas as experiências e as ferramentas existentes – fiscalização e legislação – internacionais, nacionais e regionais.
Grupos de trabalho discutirão estratégias conjuntas a fim de reduzir as descargas do mercúrio no Meio Ambiente, Saúde Pública e Programas Sociais na Mitigação do Impacto nas Populações Humanas e Cooperação na Vigilância, Monitoramento e Execução das Leis. (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica /Amazônia.org)