O diretor do FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente, Elias de Paula Araújo, afirmou nesta terça-feira (30) que, nos 15 anos de existência do Fundo, foram investidos R$ 100 milhões, sendo R$ 60 milhões no atual governo. Ele foi um dos participantes de uma homenagem promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aos 15 anos de existência do FNMA, na Câmara dos Deputados. “Temos muito a comemorar, especialmente as organizações não-governamentais, prefeituras e órgãos de governo que, graças à existência do Fundo, tiveram mais uma fonte importante de financiamento de projetos voltados para o Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor.
Durante a audiência pública, a diretora de Ecossistemas do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Cecília Ferraz, defendeu a transformação do FNMA em um fundo permanente de investimentos, deixando de atuar como uma carteira de projetos, em que os recursos não utilizados voltam para o Ministério da Fazenda. “É preciso consolidar o Fundo para que ele possa ser de fato um instrumento de entrada de recursos e de integração das políticas de financiamento do País”, disse.
O deputado Sarney Filho (PV-MA), autor do requerimento para realização da homenagem, disse que o Fundo é um modelo democrático de implementação de políticas públicas no País. “O Fundo iniciou um processo de transparência e visibilidade, ao colocar a sociedade civil para analisar, fiscalizar e avaliar suas ações”, afirmou. (MMA)