Um relatório do Museu de História Natural de Londres (Inglaterra) assegura que muitos botos morrem vítimas do ataque de golfinhos, algo impensável até agora por se tratar de uma luta entre dois animais da mesma família. As autópsias realizadas em um grupo de botos que apareceu morto no litoral de Gales mostram que os animais faleceram em confrontos com os golfinhos.
Os botos têm um tamanho dois terços menor do que os golfinhos, motivo pelo qual a colisão entre eles produz hemorragias internas nos primeiros e severos danos pulmonares. Rod Penrose, porta-voz dos especialistas do museu, disse que, em sua opinião, o motivo da luta entre os dois cetáceos é “a competição pela comida” dada a escassez de peixes, segundo publica a revista Wild Life da BBC.
A análise do estômago das botos mostra que suas presas são peixes pouco comuns, o que confirma que os cetáceos têm dificuldades para encontrar seu alimento. Em 1995, 40 botos apareceram mortos no litoral de Gales, número que se elevou para 240 em 2004. (Terra.com)