O Brasil é 11º país que mais respeita o meio ambiente, bem atrás de Finlândia, Noruega e Uruguai, que lideram o índice de sustentabilidade ambiental, informou nesta sexta-feira (28), no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), o diretor do centro para leis e políticas ambientais da Universidade de Yale, Daniel Esty.
Esse índice mede a capacidade dos países de proteger o meio ambiente e contempla 76 indicadores, como o estado dos recursos naturais, os níveis de contaminação e os trabalhos para o controle ambiental.
Esses indicadores permitem fazer comparações entre os componentes fundamentais da sustentabilidade, como a vulnerabilidade humana diante da deterioração ambiental, afirmou Esty.
Entre eles também está a capacidade social para dar uma resposta diante dos desafios ambientais. “Os cinco primeiros países no ranking (Finlândia, Noruega, Uruguai, Suécia e Islândia) têm recursos naturais suficientes e baixa densidade populacional, além de lidar com os desafios do desenvolvimento com certo êxito”, acrescentou.
Os últimos da lista, que inclui 146 países, são Coréia do Norte, Iraque, Taiwan, Turcomenistão e Uzbequistão.
Dos demais países latino-americanos, a Argentina ocupa o 9º lugar, seguida por Peru (16º), Paraguai (17º), Costa Rica (18º), Bolívia (20º), Colômbia (23º), Panamá (28º), Chile (42º), Equador (51º), Cuba (53º), Nicarágua (65º), Venezuela (82º), Honduras (87º), México (95º), Guatemala (116º), El Salvador (118º) e República Dominicana (119º).
Entre os europeus, além dos primeiros da lista, a Suíça está em 7º lugar, seguida por Áustria (10º), Dinamarca (26º), Alemanha (31º), França (36º), Portugal (37º), Holanda (41º), Reino Unido (66º), Itália (69º) e Espanha (76º). O Canadá está em 6º, na frente de Japão (30º) e Estados Unidos (45º). (Terra.com)