Movimento indígena de Roraima realiza 34ª assembléia

O CIR – Conselho Indígena de Roraima realiza, de 12 a 15 de fevereiro, na comunidade Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a sua 34ª Assembléia Anual, com o tema “Makunaima: vivo até o último índio”. Segundo o CIR, o tema do evento resgata a importância de Makunaima, o herói mítico para todos os povos da região circum-Roraima e a sua relação com a terra-mãe, fundamental para vida, cultura e tradição indígenas.

Demarcação de terra, meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento sustentável serão debatidos durante a Assembléia. O evento contará com a participação de mais de mil líderes comunitários coordenados pelo CIR, e também estarão presentes tuxauas (caciques), professores, conselheiros regionais, pajés, agentes de saúde e convidados. Líderes sindicais, populares e religiosos confirmaram presença.

Seis grupos indígenas de comunidades da Raposa Serra do Sol lançarão em parceria com a Oficina Tobagulê, o Cd “Caxiri na Cuia – o Forró da Maloca”, com músicas que retratam a vida nas aldeias e a luta contínua pela homologação da área, considerada a mais polêmica do Brasil.

A 34ª Assembléia dos Povos Indígenas de Roraima será encerrada com a posse do coordenador e vice-coordenador geral do CIR e da secretária do Movimento de Mulheres. Concorrem para a coordenação, os macuxis Marinaldo Justino Trajano, Dionito José de Souza e Jairo Pereira da Silva, e o Wai Wai, Valdeci Noro. Para a secretaria de Mulheres as candidatas são, Lavina Salomão, Dalva Gregório e Luciana Pinto, todas da etnia macuxi. (ambientebrasil, com informações do CIR)