Autoridades sanitárias vietnamitas confirmaram, nesta sexta-feira (25), que exames feitos em dois irmãos acusaram que eles são portadores do vírus causador da gripe do frango. A versão humana do vírus, o H5N1, foi detectada quinta-feira em Nguyen Sy Tuan, de 21 anos, que está em estado grave, e na mostra de sangue de Nguyen Thi Ngoan, de 14 anos, irmã do paciente.
A anúncio foi feito no dia de encerramento da conferência organizada pelo governo vietnamita, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde Animal, com o objetivo de deter a expansão da doença, que ameaça se tornar epidemia mundial (pandemia), caso haja transmissão entre humanos.
A reunião foi realizada na cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon), situada numa área castigada pela “gripe do frango”. Quarta-feira, durante a abertura da reunião, a Organização Mundial da Saúde advertiu que o mundo enfrenta o perigo de pandemia se o vírus for capaz de se transmitir entre humanos, por meio de uma mutação.
Risco de pandemia – Já houve um surto da doença do frango causado pelo vírus HSN1 em seres humanos. Foi em Hong Kong, no ano de 1997. O vírus era conhecido, mas só nos casos de infecção em aves. A mutação genética transmissível ao homem, registrada em maio, causou a morte de quatro pessoas. Para evitar a expansão da doença o governo de Hong Kong sacrificou 1,4 milhão de aves.
“A gripe do frango pode se tornar uma epidemia mundial de graves conseqüências”, alertou esta semana Julie Gerberding, diretora dos Centros para o Controle de Doenças dos EUA (CDC), Julie Gerberding. “Os cientistas não descartam a possibilidade de o vírus causador da doença se transformar e ser transmitido entre as pessoas”, acrescentou.
Recentemente, os EUA compraram dois milhões de doses de vacinas contra a gripe do frango para proteger a população do tipo H5N1 do vírus, que é transmitido aos humanos. A gripe do frango é uma doença infecciosa própria de aves, altamente contagiosa, causada por um tipo A do vírus. (Estadão Online)