O Diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, anunciou mais medidas para o atendimento às crianças indígenas do município de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul. Na próxima segunda-feira (14), será aberta uma nova unidade pediátrica no Hospital Universitário do município. Serão seis novos leitos de terapia intensiva (UTI) e mais 14 leitos na enfermaria. “É mais um passo na qualificação do atendimento hospitalar”, diz.
Além disso, o Imip – Instituto Materno Infantil de Pernambuco iniciou um programa de padronização e qualificação do atendimento hospitalar às crianças indígenas com desnutrição grave. Segundo o diretor, o Ministério da Saúde está fechando um convênio com o Imip que possibilitará a contratação de mais médicos, enfermeiros e nutricionistas para reforçar a equipe. “O Imip é um dos Institutos de referência do Ministério da Saúde e da Opas – Organização Pan-Americana de Saúde na assistência de desnutridos graves”, enfatiza.
Segundo Padilha, a terceira ação já concluída é a construção de 30 caixas d’águas provisórias, abastecidas diariamente com caminhões-pipa, em locais onde a rede de abastecimento ainda não chegou.
Somente neste ano, o estado do Mato Grosso do Sul já registrou oito mortes de crianças, sendo seis delas por desnutrição. De acordo com o diretor, as doenças respiratórias e diarréicas são as principais causas de óbitos infantis na região. (Cibele Maciel / Agência Brasil)