Cientistas encontram nos EUA fóssil de mamífero pré-histórico que comia insetos

Assim como os dinossauros começaram a ficar realmente grandes há 150 milhões de anos, um pequeno mamífero roedor andava pela Terra e se alimentava de cupins, afirmaram cientistas nesta quinta-feira (31). Eles encontraram o fóssil de um animal totalmente desconhecido no Colorado (EUA), que, segundo eles, aparentemente se parece com um tatu e que comeria insetos.

Mas o fóssil animal, que recebeu o nome de Fruitafossor windscheffelia, não tem ligação com nenhum bicho vivo hoje em dia. Segundo os especialistas, isso indica que os tamanduás, tatus e outras criaturas comedoras de insetos desenvolveram suas habilidades especiais diversas vezes ao longo da História do mundo, o que é conhecido como evolução convergente.

Zhe-Xi Luo e John Wible do Museu Carnegie de História Natural em Pittsburgh disseram que as pernas do mamífero e os dentes ocos se assemelham aos exibidos hoje por animais que comem cupins, incluindo o porco-da-terra, um mamífero africano que se alimenta de formigas, e tatus. (Globo.com)