A Gerência Executiva do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Tocantins, por meio da Dicof – Divisão de Fiscalização, iniciou nesta terça-feira (03) a Operação Varredura na região norte do Estado. A operação continua até o próximo dia 13 de maio.
De acordo com o gerente executivo, Natala Demori, o principal objetivo é fiscalizar os desmatamentos ilegais. A operação terá a participação de 21 servidores, em parceria com a Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental. “Inicialmente faremos um trabalho de 10 dias, podendo ser prorrogado por mais 30”, informou o gerente, acrescentando que esse é o primeiro ano desta operação.
Essa operação está dentro do cronograma traçado pela Dipro – Diretoria de Proteção Ambiental e do Plano de Prevenção e Combate ao desmatamento ilegal da Amazônia. O Programa foi lançado em fevereiro deste ano em Belém (PA).
Essa é uma ação inicial, nesta região que depois será intensificada em outras regiões do Tocantins nos próximos três meses, coincidindo assim, com período de maior atividade madeireira. (Rose Vidal/ Ibama)