Conhecer o manguezal sem mergulhar na lama que o caracteriza. Essa é a proposta que o Eco-Parque Peixe-Boi & Cia lança na Semana do Meio Ambiente. De 1º a 4 de junho haverá exposição de materiais extraídos do mangue que fazem parte do terreno do Eco-Parque, na ilha de Itamaracá (PE).
Funcionários do parque localizado na sede nacional do Projeto Peixe-Boi fizeram uma faxina no local e retiram várias sacolas de lixo. Uma pequena amostra do material, ficará em exposição para conscientizar e sensibilizar os visitantes dos problemas causados pela falta de respeito ao meio ambiente.
Exemplares da fauna e flora – como caranguejos de diversas espécies e plantas nativas – também serão capturados e expostos para educação ambiental, que depois de vistos, voltarão ao manguezal. Um monitor de biologia estará na tenda para explicar a importância desse ecossistema.
Haverá exposição fotográfica e exibição de um documentário sobre o tema no cinema em formato de peixe-boi. Os visitantes poderão, ainda, conferir os oceanários com oito peixes-bois, incluindo Xica, mascote do Recife, que viveu por mais de 20 anos num tanque inadequado na praça do Derby.
“Pretendemos oferecer, principalmente aos estudantes, uma perspectiva dos problemas ambientais existentes e também do papel do homem como agente de mudança dessa situação, através de um enfoque interdisciplinar” explica a coordenadora do Eco-Parque, Daniela Araújo.
Biodiversidade – Berçário de animais de águas doce e salgada e filtro dos detritos do rio e mangue que é decomposto no local, o manguezal é um ecossistema conhecido pela rica biodiversidade que abriga.
A bióloga e assistente técnica da FMA – Fundação Mamíferos Aquáticos, Ana Alencar, afirma que o manguezal é o principal responsável pela fertilização das águas costeiras, servindo para aumentar a produtividade marinha. “Esse ecossistema é ainda um importante local de descanso, alimentação e reprodução dos peixes-bois, devido às águas calmas e aquecidas, mas infelizmente estão sendo degradados pela ação antrópica”, completa.
Esse ecossistema também está intimamente ligado à cultura pernambucana. No início dos anos 90, serviu de inspiração para o movimento cultural chamado de ‘Mangue Beat’, que surgiu no cenário musical recifense, propagado principalmente por bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.
Esse novo ritmo era caracterizado essencialmente pela mistura de músicas pop internacional e suas várias vertentes eletrônicas aos gêneros tradicionais da música de Pernambuco, como o maracatu, o coco e a ciranda.
O Eco Parque Peixe-Boi & Cia foi inaugurado em 2002 e é considerado o primeiro parque temático do Brasil voltado exclusivamente para mamíferos aquáticos, com atenção ao peixe-boi marinho. O Projeto Peixe-Boi é executado pelo Centro Mamíferos Aquáticos/Ibama, em co-gestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos, e patrocínio oficial da Petrobras. (Luís Boaventura/ Ibama)