A Superintendência do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Amapá entregou ao Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis relatório denunciando a existência de um grande desmatamento na região do Matapi – Linha C, município de Porto Grande.
A irregularidade foi detectada por técnicos do Instituto que estão realizando trabalho de geo-referenciamento na região. Várias pessoas foram flagradas com tratores, motosserras e carretas já carregadas com milhares de metros cúbicos de madeira. Ao serem abordados pela equipe do Incra os madeireiros disseram saber que estão cometendo uma irregularidade. Eles admitiram até já terem sido multados pelo Ibama.
O município de Porto Grande é um dos mais atingidos pelo desmatamento na área fundiária e nos assentamentos. As madeireiras chegam a comprar as árvores ainda em pé, oferecendo quantias que variam de R$ 20 a R$ 50 por exemplar. O transporte da madeira é feito no período noturno para fugir da fiscalização. Na denúncia feita pelo Incra foram apresentados os números das placas dos veículos envolvidos no desmatamento para que seja mais fácil identificar os responsáveis. (Folha do Amapá)