O Parque Nacional do Iguaçu adotará o SGA – Sistema de Gestão Ambiental, baseado nas normas do ISO 14001 de excelência ambiental, por meio de uma parceria com o MMA – Ministério do Meio Ambiente e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Distrito Federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3), pelo chefe do parque, Jorge Pegoraro, em uma reunião com 50 pessoas entre funcionários e representantes das concessionárias.
O encontro contou com a presença do coordenador geral do programa de gestão ambiental do MMA, Reinaldo Vasconcelos e do coordenador de Gestão Ambiental do Sebrae, James Reeberg e consultores da instituição. Pegoraro informou que o plano de melhoria ambiental é de suma importância para a gestão do Iguaçu. “O programa visa aperfeiçoar o desempenho e readequar alguns aspectos ambientais, principalmente das atividades turísticas e administrativas do parque”. Ele disse que o sistema vai ao encontro do Plano de Manejo, principal documento de gestão, integrando todas as áreas do PNI. Já Vasconcelos adiantou que o Parque Nacional do Iguaçu foi escolhido para sediar o programa piloto devido a sua visibilidade.
Se aprovado, o Iguaçu será o primeiro parque nacional no mundo a conseguir certificação ambiental. Ele afirmou que o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis será o responsável pela implantação da política ambiental, mas ponderou que é de fundamental importância a participação das concessionárias que atuam no parque para o sucesso do programa.
Na terça-feira (2) o grupo percorreu as seis concessionárias que atuam no parque e verificaram as estruturas e programas na área ambiental que as empresas vem implantando. Das seis empresas, apenas uma já possui o certificado ISSO 14001 e uma vem implantando. As demais concessionárias possuem programas similares e estão adequados conforme regras do Ibama. Reeberg, por sua vez, contou que o sistema vai gerenciar os aspectos ambientais,aqueles que antecedem os impactos ambientais. Ele disse que o programa possui cinco fases. O primeiro passo será a elaboração do Plano de Melhoria de Desempenho Ambiental. O prazo estimado para a implementação e cumprimento das ações deverá girar em torno de um ano e meio. (Adilson Borges Lago/ Ibama)