Especialistas brasileiros em gestão de resíduos sólidos vão estar reunidos em Natal/RN, nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Convenções, para discutir e disseminar as alternativas existentes e viáveis voltadas à reciclagem de lixo no Brasil. Os debates em torno do tema acontecem por ocasião do I Congresso Nacional em Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos nos Centros Urbanos Brasileiros, que está sendo promovido pela Prefeitura de Natal, através da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).
O evento, pioneiro no País, deve reunir cerca de 800 pessoas e conta com a participação e apoio de importantes entidades nacionais, como o Fundo Nacional do Meio Ambiente, a Unesco, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe – SP), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS – RJ) e o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre – SP), além do Governo do Rio Grande do Norte. A orientação científica é do Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenação da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.
O congresso é voltado para gestores municipais, empresas privadas, ONGs, Instituições do Terceiro Setor, pesquisadores, estudantes de áreas afins e indústrias que geram e processam resíduos. A programação consta de palestras, oficinas, workshops, feira e parque de estandes, onde empresas e instituições vão estar expondo serviços, produtos, iniciativas, projetos e realizações voltados para a reciclagem.
No Brasil anualmente são desperdiçados R$ 4,6 bilhões por não existir uma política eficiente para a área de reutilização de resíduos sólidos. O prejuízo termina sendo muito maior porque além do dinheiro “jogado fora”, existe o desgaste dos recursos naturais e a contaminação do meio ambiente, o que eleva o índice de doenças e os gastos com saúde. A reciclagem, além de produzir riqueza e movimentar a economia, pode resultar em programas sociais voltados à inclusão de catadores, como o “Projeto Catadores de Lixo”, desenvolvido pela Urbana e que recebeu recentemente o prêmio Top Social 2005, instituído pela ADVB, por intermédio da Fundação Zerbini e do Ministério do Desenvolvimento Social.
Inscrições e maiores informações sobre o congresso podem ser obtidas pelos telefones (84) 3211-9654 / 3212-2793 ou no site http://www.k6empreendimentos.com.
(Assessoria de Imprensa da Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana)