A aeronave Papalotzin (pequena borboleta, em náhuatl, língua dos astecas), um ultraleve pintado como uma borboleta, iniciou, nesta semana, uma travessia desde o Canadá até o México, seguindo a rota de migração da borboleta monarca (Danaus plexippus). A viagem deve prosseguir até o dia 3 de novembro.
O piloto Francisco “Vico” Gutiérrez, diretor do projeto Papalotzin, o governo do Estado de Michoacán, no México, e a aliança WWF-Tecel têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o fenômeno migratório das borboletas monarca e sua trajetória até o México, assim como informar sobre a importância da conservação ambiental nos três países percorridos pela borboleta.
Durante a expedição, Vico e sua equipe irão rodar um documentário sobre a vida, o vôo e os desafios da monarca nos locais por onde passa.
A cada ano, milhões de monarcas percorrem 4.500 quilômetros para hibernar de novembro a março nas florestas de pinheiros dos estados do México e Michoacán, no México. Palestras e informações sobre a expedição estão à disposição no site “www.papalotzin.com”.
Em 2000, foi criada, no México, a reserva da biosfera Borboleta Monarca, com uma superfície total de 56.259 hectares destinados à conservação e manejo sustentável, com o objetivo de proteger o habitat da borboleta. (Folha Online)