Em audiência com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o governador Luiz Henrique da Silveira recebeu a informação de que o Governo Federal não vai demarcar nenhuma terra indígena até que seja feita uma análise da situação dos indígenas em Santa Catarina.
Essa avaliação deve ser feita pela Comissão Especial, criada pelo Ministério da Justiça para avaliar a questão indígena brasileira. O governador catarinense esteve na quarta-feira (28) com o ministro, em audiência em Brasília (DF).
Em Santa Catarina, índios e agricultores brigam pela posse de terras na região Oeste do estado. ‘A expansão da Terra Indígena Toldo Pinhal inviabilizará os municípios de Seara, Arvoredo e Paial, que são municípios de alta produtividade agrícola’, avalia o governador. Na terça-feira passada (20), indígenas ocuparam a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó.
‘Já estamos informados da reivindicação da demarcação de Toldo Pinhal, mas aguardarei a conclusão dos trabalhos da Comissão Especial para poder tomar qualquer decisão’, disse Márcio Thomaz. (Tina Braga/ JB Online)